Confesso que essa receita foi praticamente furtada do blog bioculinária. Adorei a ideia e fiz com algumas adaptações. Não é o doce mais funcional do mundo, fato. Mas é bem melhor que algumas receitas denominadas "fit" que vemos por ai. E mata satisfatoriamente aquela larica de doce que bate sem maiores explicações, principalmente para nós mulheres, quando vivemos momentos de tensão em determinados dias do mês #girlsproblems
De benefícios nutricionais, temos a batata doce, que além de versátil e deliciosa por si só, é considerada um superalimento! Ela auxilia na regulação da glicemia, por conter o hormônio adiponectina, que em conjunto com as fibras da batata, tornam a absorção dos carboidratos mais lenta. Ela também é rica em compostos antioxidantes, como antocianina, que protegem a pele e o nosso intestino, além de possuir quase toda a quantidade necessária diária de vitamina C. #sweetpotatorocks
Vamos a receita?
PALHA ITALIANA (VEGAN)
INGREDIENTES:
1 e 1/2 xíc. de purê de batata doce (aproximadamente duas batatas doces pequenas)
110g de chocolate 70% cacau derretido
1 xíc. de leite vegetal (usei de amêndoas)
1/4 xíc de açúcar de coco (pode adoçar mais se quiser bem doce)
1 c. de sopa de cacau em pó
2 pacotes de biscoito sem glúten orgânico quebrado (usei da Native, orgânico sabor baunilha)
PREPARAÇÃO:
Coloque o chocolate no microondas em potência baixa, mexendo de 30 em 30 segundos até que derreta por completo. Reserve.
Processe todos os demais ingredientes, menos o biscoito e o chocolate, num liquidificador ou num processador até que esteja uma massa lisa e homogênea. Despeje numa panela e acrescente o chocolate em barra derretido e misture tudo, em fogo médio, até que a massa desgrude do fundo. Desligue o forno e acrescente o biscoito quebrado, misturando tudo.
Coloque a massa em uma forma forrada com papel manteiga e leve a geladeira (ou freezer se quiser beeem durinho) por pelo menos duas horas. Após esse tempo, retire e corte em cubinhos. Está pronto para consumir.
Não fica linda? Só digo que deu match entre nós. hihi
Com amor,
Luísa