top of page

Guia definitivo sobre a Desidratadora

Como falei nesse post, conheci a famigerada Desidratadora de Alimentos quando fiquei sabendo sobre Alimentação Viva ou Raw Food. Se você não tiver lido post que contei sobre isso e tiver interesse no tema, leia lá antes e depois volta para cá! :)


Apresento-lhes a desidratadora, em todo o seu louvor!


Pois bem. Consegui trazer o pequenino equipamento na minha mala quando voltei dos Estados Unidos - muambera, eu? magina! - e, bem, tive que me virar para procurar os métodos e técnicas corretas para usar a desidratadora a fim de atingir o seu máximo potencial (uau, falei bonito hein).

Reuni aqui então as dicas que achei mais importantes para fazer o seu alimento desidratar de forma correta, segura e principalmente, que fique gostosa no final!




// 1. O que é e como devo usar a desidratadora?

Desidratadora é um equipamento de cozinha que serve para secar e/ou desidratar alimentos (duh). É composto por várias bandejas (redondas ou quadradas) que se empilham, tendo na base um "ventilador" que circula o ar levemente aquecido que dali sai, e uma tampa que isola a temperatura da máquina do meio externo. Na maioria dos casos, você fatia o alimento em fatias finas com uma faca ou mandolim e dispõe na bandeja de modo que eles não se sobreponham. Há também a possibilidade de fazer uma pastinha ou um creminho, processando ingredientes e colocando espalhado numa camada fina na bandeja, formando crackers ou "couros", como eles chamam nos EUA.

O tempo e a temperatura variam de acordo com o alimento que vai ser desidratado e com a marca da desidratadora. Normalmente elas aquecem de 40º a 70ºC. Algumas podem não ter regulador de temperatura, apenas uma fixa, fique atento quando comprar. O tempo também pode ser curto ou logo - tipo beeeeeem longo, tipo 48h. Você programa na própria máquina e ela desliga quando completar as horas.


// 2. Quais alimentos eu posso desidratar?

Grande partes dos alimentos crus podem ser desidratados. Os que o pessoal mais faz são: batatas, tomates, abobrinhas, pepinos, espinafres, couves, beterrabas, cenouras, cebolas, alhos, pimentas, pimentão, maçãs, pêssegos, uvas, morangos, abacaxis, bananas, blueberrys, peras, e assim vai. Além disso, dá para desidratar carnes (chamado de beef jerky nos EUA), tofu e cogumelos.

// 3. Como eu devo desidratar?

Alguns alimentos serão melhor consumidos se seguirem alguns procedimentos antes de serem colocados na desidratadora:

- O primeiro de tudo é lavar bem com uma solução anti-bacteriana os vegetais e frutas, pois como o alimento estará ainda cru, os microorganismos não morrerão com a cocção.

- Outro cuidado é usar luvas quando for manusear para evitar contaminação de óleos da pele nos alimentos (esse achei meio frescura, mas alguns sites disseram isso então quem sou eu pra discordar, né - quem for fazer para comercializar deve seguir com mais rigidez, acredito).

- Recomenda-se também que se cozinhe, brevemente no vapor ou pela técnica do branqueamento, alguns alimentos, principalmente aqueles que não se comeria cru ou que não serão reidratados e cozidos posteriormente, como as batatas, milho, brócolis e ervilhas, por exemplo.

- Uma dica bem importante é que todas as frutas que tiverem um teor ácido baixo devem ter suas fatias mergulhadas por um minuto em uma solução ácida, de limão com água, antes de serem colocadas na bandeja da desidratadora, para que mantenham sua cor e sabor, como maçãs, bananas, pêssegos, peras e cerejas.

- É importante também que você mantenha as fatias/pedaços do alimento com o mesmo tamanho, para que fiquem prontos ao mesmo tempo. Por isso um mandolim vira o melhor amigo da desidratadora.

- Na hora de colocar na bandeja, é importante que todos os pedaços do alimento estejam espalhados, sem sobrepor uns aos outros, e se for um creme/pasta, estejam espalhados de forma uniforme, para que fiquem crocantes igualmente.


// 4. Como devo armazenar e reidratar os alimentos?

Depois de pronto, o alimento desidratado deve ser armazenado em potes hermeticamente fechados, em local seco e escuro, em temperatura ambiente. Eles podem durar um bom tempo se conservados corretamente.

Para reidratar, você pode colocar o alimento seco com uma parte igual de água, fria ou quente, dependendo do modo que será usado. O tempo de hidratação pode variar até 4 horas.

Se você já for usar numa preparação que terá umidade, como um ensopado, você pode simplesmente adicionar o alimento seco na preparação diretamente que ele ficará hidratado.


// 5. Outras dicas importantes

- O alimento só é considerado desidratado para armazenamento se estiver ausente de cerca de 95% de água. Ou seja, se o alimento ainda estiver esponjoso e mole deve ficar mais tempo na máquina até que fique duro e crocante.

- É importante avaliar o local que está a desidratadora, porque alta umidade, ar condicionado e vento podem alterar o tempo necessário do processo. O ideal é que fique em local seco, quente e longe de abertura de portas e janelas, para evitar grande ventilação.

- Achar a temperatura e o tempo certo de cada alimento é uma arte. Depende de inúmeros fatores, tais como a máquina, o próprio alimento, o tamanho do pedaço, então só com a prática para poder estipular. Normalmente a desidratadora vem com um manual e sugestão de tempo e temperatura para alguns tipos de alimento.

- Ligar a máquina e aquecê-la antes de preencher as bandejas - como fazemos no forno - também é uma forma de tornar o processo mais eficiente. Além disso, é mais inteligente colocar juntos alimentos que tem o mesmo tempo e temperatura para ficarem prontos.

- Por fim, tem alguns alimentos que não é bom misturar com outros - ainda que em bandejas separadas, -, pois podem deixar retrogosto, tais como cebola, alho e alho-poró.

// 6. Onde comprar?

Para adquirir no Brasil, as opções são mais limitadas e com preços variáveis. Da mais barata para a mais cara: Presto, Fun Kitchen e Excalibur. Mas procurando no mercado livre e sites afins tem outras opções.

Lá fora, principalmente nos EUA, eu daria sugestão de encomendar pela Amazon. Os modelos mais recomendados são: Hamilton Beach (é a minha), Presto, Nesco e Nutrichef. Se você quiser investir real e for usar muito (tipo até para comercializar), a mais indicada é a Excalibur. Inclusive é essa que a Lidiane Barbosa usa e recomenda muito.

Qualquer informação para acrescentar ou dúvida, não hesitem em comentar!

BORA DESIDRATAR AS COMIDA TUDO! hahaha

Com amor,

Luísa.

1.236 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page