top of page

Lugares saudáveis para comer em Floripa - Parte I


Florianópolis, ilha da magia e um dos maiores redutos de pessoas com lifestyle saudável do Brasil.

E claro, a gastronomia tem uma participação enorme nisso. Confesso que, para quantidade de pessoas que eu conheço que buscam uma alimentação funcional, ainda acho que nosso mercado está carente de opções mais elaboradas. Mas, graças, que a tendência é otimista e cada dia vejo mais possibilidades de onde se pode comer com qualidade, nutrientes e atendendo a pessoas com restrições alimentares na cidade.


Pela crescente quantidade de opções que vão surgindo, dividi esse post em dois, para não ficar muito longo e comecei com os 4 lugares que eu considero incríveis para comer bem aqui na cidade. No próximo post, terá mais 5, muito legais também.


Dito isso, vamos a eles:



1. Origem - leve para vida

Origem

Origem

Fotos de autoria da Origem


NUMBER ONE no meu <3


Primeiro, porque eu conheço bem quem toca o lugar e sei o quanto eles colocam amor e dedicação em cada preparação, buscando levar ao mundo a ideia de uma gastronomia saudável, sustentável e gostosa de verdade.

A Joana (@jjjjoana), que é quem elabora e prepara a maioria das receitas, também é formada no Natural Chef e, apesar de não ser nutricionista, tem um BAITA conhecimento na área (de tanto que ela pesquisa e se dedica!).


Como resultado, lá tem comida saudável MESMO, com ingredientes de qualidade, locais e muito gostosos. Resultado disso é, por exemplo, o Brownie mais gostoso que eu já provei. Ele é vegano e ninguém diz que ele não é gordinho . Quem puder, coma!


Não bastasse isso, todos os três empreendedores que tocam o negócio, buscam muito mais do que apenas nutrir o corpo, mas também a alma, com boas ações. Eles são super engajados em tornar o mundo um lugar melhor. Só como alguns exemplos, dá para citar que eles são uma empresa ONE FOR ONE, onde cada 1 pote de refeição vendida R$1 é revertido para uma causa social da cidade, além de toda segunda-feira eles reforçarem e apoiarem o movimento segunda sem carne.


Localizado no Santa Mônica, o espaço é bem agradável, com mesas do lado de fora (com cobertura) e um espaço menor do lado de dentro. A decoração é mais clean, com toques de cor, madeira, plantas, bem como a gente ama. É petfriendly (aceita animais).

Eles trabalham também com Delivery e nos sábados rola Brunch.


__________________________________________________________________________________________

Endereço: R. Dr. Agostinho Sielski, 134 A, Santa Mônica, Florianópolis - SC.

Cardápio: Muda toda a semana de acordo com sazonalidade. Eles servem principalmente saladas no pote. Mas tem muito mais, como brownies, cookies, torta de maçã, ganache de chocolate, muffins, bolos, biscoito etc. Atualmente eles contam também com opção de prato para cada Dosha da Ayurveda, elaborado pela @sabrinababyayurveda, o que é algo inédito aqui na cidade.

Culinária: Opções com carne de frango orgânica, vegetariana e vegana. Tudo sem glúten e sem leite.

Ideal para: Almoço, lanche ou café da tarde.

Preço: $

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h e nos sábados, das 10h às 14h.

Instagram: @origemm

__________________________________________________________________________________________


2. Mercado São Jorge

Unidade Centro

Mercado são jorge

Mercado são jorge

Unidade Itacorubi

Local que possui duas unidades na cidade, no Itacorubi e no Centro. É um queridinho do povo que ama o estilo de vida saudável em Floripa (estou incluída!).


Em Florianópolis, foi o pioneiro em abrir num mesmo espaço café, almoço e loja de produtos naturais, feira de orgânicos, produtos de beleza, roupas sustentáveis e tudo que faz e acontece no universo saudável. Normalmente se você quer encontrar algum ingrediente mais específico, produtos de beleza e de limpeza naturais, e muitas opções de frutas e verduras orgânicos, lá é tiro certo. Principalmente no ponto localizado no Parque São Jorge, que por ter um espaço maior, abrange maior variedade de lojas num só lugar.


Vale destacar que na Unidade do Itacorubi, há uma ótima cafeteria - Uma Origem -, que serve variadas opções de café e com muita qualidade. Não deixe de provar se passar por lá.


Nos dois locais, o ambiente é ótimo, com mesas para almoço e café mais prolongado, além do espaço para quem só quer comprar algo dos itens de mercado, para levar.


__________________________________________________________________________________________

Endereço: Unid. Itacorubi - R. Brejauna, 43 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-403

Unid. Centro - R. Bocaiúva, 2186 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-530

Cardápio: Muda toda a semana de acordo com sazonalidade e disponibilidade dos ingredientes. Em ambos é servido almoço e jantar, na opção de buffet, com várias opções deliciosas e bem saudáveis. No inverno tem opção de sopas também. Além disso, tem café, chá, sucos, doces e salgados sem glúten e/ou sem lactose.

Culinária: Opções com carne, frango, vegetariana e vegana. Tem doces e salgados sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço, lanche, café da tarde e jantar.

Preço: $$$

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, nas duas unidades.

Centro das 9h às 21h (seg a sexta) e das 9h às 19h (sábado)

Itacorubi, das 9h às 22h (seg a sexta) e das 9h às 18h (sábado)

Instagram: @mercadosaojorge

__________________________________________________________________________________________



3. Mercado Sehat

Mercado sehat

Mercado Sehat

Campeche

Centro (eles estavam abrindo quando tirei a foto)

Situado no Campeche e agora com novíssima unidade aberta no Centro (YAY!!), o Mercado Sehat é outro que volta e meia eu bato ponto.


No mesmo esquema do Mercado São Jorge, tem cafeteria, buffet orgânico (no Campeche!), e área de mercado, com hortifruti e demais produtos naturais, porém em menor escala. Além disso, possuem um restaurante tailandês com opções bem diferentes e muito deliciosas. O cardápio é a la carte para o almoço, e tem apenas o MELHOR PAD THAI DA VIDA.


O café servido lá também é especial, com os queridos do Black Horse Coffee Company, que só oferecem o melhor dos grãos. Sempre que dá, compramos o nosso café com eles. É café de qualidade e com preço justo. Os baristas que tocam o negócio são muito apaixonados e profundos conhecedores do nosso amado pretinho. Se passar por lá, dá uma prosa sobre o assunto com o Filippe que ele, com certeza, vai amar te explicar mais sobre a origem de cada grão de café que ele serve.


Nas duas unidades ambiente é bem moderno e cool, com pé direito alto, desenhos nas paredes, e luminárias diferentonas. O espaço do Campeche conta ainda com área ao ar livre, além do interior e é petfriendly (aceita animais).


Na unidade do Centro, a novidade é que, além de hortifruti e cafeteria, eles vão ter a opção de Thai Express, que é a comida tailandesa para levar (to go), perfeita para a região Central, onde o ritmo é bem mais acelerado. Eles servem a comida numa embalagem de material sustentável, o que é bem banaca ressaltar. E se você quiser comer por lá, sem problemas também, porque tem mesas para sentar.


__________________________________________________________________________________________

Endereço: Campeche - Av. Pequeno Príncipe, 859, Campeche, Florianópolis.

Centro - R. Jerônimo Coelho, 308 - Centro, Florianópolis.

Cardápio: Como são três lugares em um - cafeteria, restaurante e buffet (no Campeche) - tem opção bastante variada. A cafeteria tem sanduíches, tapiocas, açaí, tortas, bolos, doces e salgados, alguns com opção sem glúten, sem lactose, vegana. O buffet orgânico varia cada dia. O cardápio do restaurante Thai do Campeche você confere aqui. O da unidade do Centro, ainda não está disponível.

Culinária: Opções com mignon suíno, carne e frango orgânico, vegetariana e vegana. Tem culinária Tailandesa e Indonesiana. Opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço e café da tarde (eles vão abrir para jantar em breve).

Preço: $$-$ (depende se você vai consumir carne)

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h15 às 19h.

Instagram: @mercadosehat

__________________________________________________________________________________________



4. Lila Cozinha Vegetariana


Lila Bistro Vegetariano

Aos pés da subida (ou descida) do Morro da Lagoa, o Lila fica meio escondidinho, atrás da Pizzaria A Dita Pizza.

Restaurante que só abre para o almoço e conta com menu fixo do dia, que consiste em uma entrada e prato principal. Eles mudam o menu todo o dia e sempre é uma surpresa diferente.


Como o menu é 100% vegetariano (e adaptável para veganos), é sempre divertido ver qual vai ser a novidade que será servida. Nunca um prato é parecido com outro e tem muita variedade. Desde de moqueca de jaca à falafel com purê de inhame, pesto de azeitonas e assim vai. Tem sempre uma grande complexidade de sabores e apresentação impecável. Eu, particularmente, adoro opções variadas no prato para ir alternando, então nesse quesito o Lila é nota MIL.


Fica numa casa bem ventilada, com grandes janelas e decoração simples mas aconchegante. Aqui vale a frase de Da Vinci "A simplicidade é o último grau de sofisticação". É um local ótimo para um almoço mais demorado no final de semana.


__________________________________________________________________________________________

Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 3595 - Itacorubi, Florianópolis - SC

Cardápio: Como eu disse acima, eles alteram todo dia o menu, mas é sempre uma opção de entrada e prato principal. Eles tem algumas opções de sobremesa fixas no expositor e sucos funcionais, como suco verde ou de frutas vermelhas.

Culinária: Vegetariana e vegana. Tem opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço (jantar também mas apenas nas sextas).

Preço: $$

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 11h às 15h. Nas sextas-feiras, eleas abrem também das 20h à 00h.

Instagram: @lilabistroveg

__________________________________________________________________________________________


E ai, gostaram? Já conheciam?

Logo mais eu atualizo com os outros 5 restaurantes que eu fui e adoro aqui na Ilha!

Aproveitem e deixem sugestões do que vocês vão e adoram! Sempre bom conhecer novos lugares e divulgar a galera que se empenha em, além de servir comida, servir saúde.


Com amor,

Luísa.





884 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page