top of page

Ovo de páscoa recheado com ganache de chocolate

Achei que nunca faria um ovo de páscoa de novo, depois do tempo que mexi com chocolate nas aulas de confeitaria. O negócio envolvia fazer tipos 400 docinhos de festa, mas 300 canapés, e tudo em preparações cronometradas, em meio a 30 pessoas, dividindo bancada, bowls e, o pior de tudo, O MICROONDAS.


Isso é mais um dia comum numa cozinha industrial, mas whatever. Eu não tava acostumada.


E o fator chocolate temperado era novo e eu, jeitosa que sou, só faltei encontrar chocolate derretido no calcanhar - para não dizer outro lugar -, porque em todo resto da minha pessoa (e da cozinha), ele estava presente.


Confesso que foi um pouco traumático, sim, mas não vamos desmotivar ninguém. (MAGINA, QUASE NADA, LINDA).


PORÉM A HISTÓRIA TEM FINAL FELIZ! Fazendo em casa, em quantidades módicas, vi que mesmo sem ter muita paciência com o bichinho, dá para conviver com o chocolate derretido de forma suuuuuuuuuper pacífica. JURO. Ele é amigo. Só precisa de um pouquinho mais de cuidado e atenção. E quem não quer isso, não é mesmo?


Portanto, aqui a missão é de PAZ. Declaro superadas nossas desavenças. É AMOR INCONDICIONAL E TALS.

PEACE, MOTHAFUCKA

Então, só seguir os passos da temperagem direitinho, - que eu já ensinei para vocês -, que tudo vai dar certo e esse ovo fica facinho facinho.


Vai dar vontade até de ousar com outro sabores, cês vão ver!


Outro coisita importante é que o recheio tem uma receita básica da gastronomia funcional, que é a biomassa de banana verde. Já ensinei como se faz e falei de todos os benefícios nesse post AQUI. Então se você tá meio perdido, dá uma lida lá e depois volta para cá!


A biomassa é fundamental na receita, pois além da dar estrutura para o recheio, ela acrescenta fibras, e baixa o índice glicêmico da preparação, o que torna ela muito mais saudável, fator que, junto com o sabor, é tudo que mais queremos, né?


Outro ingrediente que deixa ele mais saudável e, graças ao bom deus, gostoso é o próprio chocolate. Na verdade o cacau presente no chocolate. Também já discorri sobre esse lindo, nesse post AQUI, então se você quer saber sobre suas funções, tem nesse post específico.


Acabei não acrescentando açúcar na casca, além do presente no próprio chocolate, e para adoçar o recheio, optei por um pouco de agave (mas você pode substituir por melado, mel ou até não adicionar nada, se não tem paladar muito doce, porque o chocolate também já tem açúcar).


Vale lembrar que a minha receita é equivalente a duas forminhas de ovo de páscoa de pequeno para médio porte, então você vai multiplicando a receita de acordo com o tamanho da forma que você vai usar (destacando que o chocolate vai para a casca e para fechar ele depois).


Então vamos lá!


OVO DE PÁSCOA RECHEADO COM GANACHE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

- Para dois ovos médios/pequenos

  • 150g de chocolate 70% cacau.

- Para o recheio

  • 100g de chocolate 70% cacau

  • 80g de biomassa de banana verde

  • 80g de leite vegetal (eu usei de coco)

  • 1 c. de sopa de agave (se quiser mais doce - é opcional)

MODO DE PREPARO:

O casca do ovo eu já ensinei como se faz, pela técnica da temperagem AQUI. É só seguir o passo a passo.

Para o recheio, mas fácil ainda. Depois de fazer a biomassa de banana verde, reserve a quantidade da receita.

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas em baixa potência.

Misture todos os ingredientes em um miniprocessador até que esteja homogêneo.

Com a casquinha já pronta, deposite o recheio no interior.

Se preferir, feche o ovo com mais chocolate 70% cacau derretido por cima, e leve para gelar.

Eu decorei com chocolate branco, mas você pode decorar das mais variadas formas: com manteiga de coco, manteiga de amendoim, cacau nibs, nozes, gojiberry, etc.

O importante é se a cobertura for mais seca (como oleaginosas), colocar por cima quando a cobertura ainda está líquida, para fixar.

Com amor,

Luísa.

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page