Rotina da manhã e seus mágicos benefícios

May 17, 2017

Não sei vocês, mas desde que eu comecei a ler mais sobre dicas de produtividade em TEDs, livros, documentários e entrevistas com pessoas bem sucedidas, um hábito de sucesso que é recorrentemente sugestionado é de seguir uma rotina da manhã pré-definida t-o-d-o-s os dias

Sim, eu sei. Parece um sonho distante para alguns. Os chamados seres "não-matutinos". 

~ Nesse momento abro um parênteses para dizer que deste mal, sinceramente, nunca sofri. Sempre gostei das manhãs como um momento para me dedicar a atividades (calma que não acordo dando bom dia pro sol, tá?). Estudei a vida toda de manhã. E mesmo não amando levantar cedo (existe alguém que realmente AME?), eu amava a sensação de já ter realizado muitas coisas enquanto o mundo ainda dormia (mesmo esse "monte" de coisas ter sido, por exemplo, uma aula chata sobre responsabilidade civil, que mais parecia mandarim, mas vamos seguindo). Com o fim da era escolar/universitária, e o trabalho real oficial começando no meio da manhã, acabei perdendo o meu hábito de atividades produtivas logo cedo. Quando vi, mais parecia que acordava para trabalhar, voltava para casa e dormia para acordar de novo para trabalhar and so it goes.. (insira aqui um looping infinitum) ~.

 

                                                     foto retirada do instagram da @jillian.harris

 

Enfim, mas porque, você diria. Porque este hábito é tão bom?

Amigos, ele é bom porque ele já faz você começar o dia ganhando. E quem não quer se sentir um fucking winner nessa vida de pressões e frustrações diárias? EU QUERO. 

E sobre isso, os estudos apontam. Criar um roteiro matutino a seguir logo nas primeiras horas do dia auxilia no controle da ansiedade e depressão, os quais, por sua vez, ajudam no aumento da produtividade e criatividade.

Vamos pensar juntos. Se você já pré-determina como vai iniciar o seu dia, seguindo o ritual que melhor se adeque a você - vou sugerir as melhores ações depois -, já rola uma libertação de ter que pensar no que fazer com as primeiras horas do seu dia, o que já é ótimo.

Além disso, é nesse momento que normalmente estamos mais ativos, por isso a importância de pegar a manhã para atividades prazerosas e de bem-estar para você, sem ter a desculpa de falta de tempo ou cansaço (você acabou de acordar, ora pois!). Ou seja, essa é a hora perfeita para praticar rituais para cuidar do corpinho e da mente.

Assim, quando iniciar a tarde, você já vai se sentir com certeza mais disposto e satisfeito por ter dedicado uma parte do seu tempo a você - pela natureza das atividades em si -, bem como e, principalmente, pelo fato de já ter começado o dia executando aquilo que você colocou como meta diária (tem algo mais motivador do que dar um check em uma tarefa feita?)

Fato que, nesse esquema, também rola uma alívio na consciência - e por consequência na ansiosidade mencionada lá em cima - de não TER que ser mega produtivo no final do dia, porque ao menos parte do seu dia já foi proveitosa e está resolvida.

 

 

 

E quais práticas já poderiam ser realizadas logo cedo?

Olha, as atividades variam de acordo com o gosto de cada pessoa.

Nas pesquisas que eu realizei, as que mais se destacam são essas:

 

1. Meditar - eu sei gente, parece coisa de hippie vidaloka, "vamos viver das coisas que a natureza dá", mas não tem nada a ver não. Meditação é um momento em que você se dedica a estar 100% presente no aqui e agora, nos seus sentidos, no seu corpo, e no ambiente que você está. É maravilhoso poder reservar esse tempo para parar e se observar, inclusive os seus pensamentos e o seu humor e ver que eles não te definem. Como benefício, ela diminui a ansiedade, a depressão e a irritabilidade, assim como o stress. Além disso, há estudos que comprovam que ela melhora a imunidade e reduz o impacto de doenças mais graves, como câncer, entre muitas coisas mais. 

Enfim, meditação dá papo pra um post só. Se você tem interesse mas não sabe por onde começar, eu recomendo muito o aplicativo Headspace ou o livro Atenção Plena -  Mindfullness, que oferecem meditação guiada.

Já usei os dois e amo! 

 

2. Fazer exercícios - esse é bem óbvio, né. Os benefícios de movimentar o corpo são inúmeros! Auxilia na perda de peso, diminui o risco de doenças do coração, dá disposição, melhora o humor, etc. Só que muita gente não faz ou pula esse passo para noite, o que, em tese, não tem problema nenhum. Porém, entretanto, todavia, contuuuudo o que acaba acontecendo muitas vezes é que pelo cansaço do dia ou por compromissos que surgem de última hora, acabamos deixando de lado essa prática. Por isso gosto de botar logo o exercício no primeiro momento do dia porque assim acabamos diminuindo as chances de desculpas. E veja bem, aqui vale qualquer coisa que te dê prazer. Yoga, alongamentos, caminhadas, corridas, HIIT, dança, musculação, qualquer coisa que te faça movimentar. No final, todas tem benefícios. 

 

3. Tomar um café da manhã prático com calma - Isso para aqueles que tomam café da manhã, claro. Aqui é importante que a comida seja gostosa mais ou mesmo tempo fácil ou mesmo previsível para quem prepara. Assim você não perde tempo pensando no que vai comer e na execução em si. Outro ponto é não comer "corrido". Pausar e apreciar o que está ingerindo é fundamental para digestão e absorção dos nutrientes (obrigada, natural chef!).

 

4. Assistir, ler ou ouvir alguma história, ideia, ou pensamento inspirador  - esse foi um dos que mais me surpreendeu, porque nunca tinha pensado e faz todo sentido. Potencializa muito o seu alto astral e a vontade de correr atrás das metas que você definiu ao longo do dia. Os tipos variam para cada pessoa. Podem ser palestras no TED, podcasts, documentários, enfim, nada que uma pesquisa no google não responda. Vale ressaltar que é para ouvir em uma parte da manhã... são coisas curtas de 15-30 minutos. Não vá se perder e começar a navegar nas redes sociais e no Netflix!

 

5. Listar em um diário (virtual ou de papel) motivos para agradecer. Esse é bem relevante e a gente quase nunca reserva um tempo para fazer, quiçá todas as manhãs. Parar para agradecer é fundamental e fonte essencial para ser uma pessoa mais otimista e feliz. Sabe aquela coisa do copo meio cheio? Se analisarmos tudo de bom que ocorre na nossa vida, conseguimos observar que aquele problema que está nos tirando a paz, e muitas vezes o nosso bom-humor, realmente não tem toda aquela importância. Esse balanço das alegrias vividas, enaltece o pensamento positivo, que por sua vez, emana energias boas para todos a nossa volta e a nós mesmos, que em retorno, nos traz a sensação de felicidade. Faça isso, demora 10 minutinhos.

 

6. Escrever qual a sua principal meta a cumprir naquele dia e tentar realizá-la o quanto antes. Aproveitando que você já está listando o que é grata (o), já tenha um espaço para definir aquilo que fará o seu dia ter valido a pena, se for realizado hoje. Pode ser tanto uma atividade profissional como pessoal, o principal é que seja algo significativo para você. Melhor ainda se for algo que te aproxime cada vez mais do seu sonho (ficando a dica de que: sonho sem meta vira apenas ilusão, então cada passo que damos naquela direção já é importante). Se possível, tente já executá-la pela manhã quando a sua cabeça está mais "limpa"e leve de preocupações e interrupções. 

 

A ordem principal de todas é que, não importa qual dos passos ou quanto você queira seguir, não mexa no seu telefone celular (força manas) até terminar toda a sua rotina matinal. Acreditem, não tem como manter a calma e amenizar a ansiedade se logo no primeiro abrir de olhos você já está checando o seu e-mail lotado de pendências para o dia. 

Você vai dar conta de tudo, relaxa. Só não precisa ser naquele primeiro momento da manhã. 

 

 

 

 

 

É bem legal destacar que a rotina da manhã é ainda mais importante para aqueles que trabalham de forma autônoma, principalmente em casa, pois sem a imposição de terceiros sobre os horários e prazos, acaba se perdendo o foco muito fácil no que se tem que fazer.

 

A MINHA ROTINA DA MANHàCONSISTE NORMALMENTE EM:

 

1. Acordar cedo

2. Tomar água com limão em jejum

3. Meditar

4. Tomar um café da manhã leve (normalmente ovos mexidos e café)

5. Me exercitar

6. Refletir sobre as atividades do dia

7. Ir para o trabalho

 

Nem sempre consigo fazer tudo da lista, mas num dia ideal, é isso que sempre busco. Fica um pouco mais difícil para mim, pois metade da manhã já estou no trabalho. Gostaria de, por exemplo, me dedicar mais aos assuntos inspiradores, só que quase nunca dá tempo. Também gostaria de listar as tarefas e gratidões, mas acabo fazendo isso só no decorrer do dia. Então vou adaptando ao que fica melhor para minha rotina. O importante é persistir no começo e ir analisando o que te faz bem e o que não combina com você, para então fixar quais serão os passos a seguir. 

Por fim, sabe o que é mais bizarro? Esse tipo de ritual matinal já é prescrito pela Ayurveda (prática medicinal preventiva indiana) há milhares de anos, como forma de cura e purificação do corpo e da mente (falarei sobre isso num outro post) Ou seja, essas respostas para melhora da qualidade de vida estão cada vez mais de baixo do nosso nariz, não acham? Os estudos, no final, quase sempre nos guiam para o back to the basics, é só a gente começar a enxergar isso. 

Vamos simplificar e produzir? Sim sim sim!

Espero que ajude.

Com amor,

Luísa

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
Recent Posts
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon