Sopa antioxidante de abóbora, cenoura, gengibre e cúrcuma

June 21, 2017

 

 

Sopas, ame-as ou deixe-as. Eu sempre gostei. Digo que elas dão um aconchego na alma, aquele abracinho apertado, sabe? Sensação de casa de mãe. Talvez seja por memória afetiva mesmo.

Na casa dos meus pais, toda vez que ficava doente, lá ia meu pai - em seus raros momentos na cozinha - fazer a "sopa do amor". Era simples, mas recheada de carinho e bons nutrientes. Não tinha como não ficar boa depois dela. Não é essa do post de hoje, mas é tão boa quanto.

Tem quem não se sinta "satisfeito" tomando apenas sopa. Meu namorado é um desses. Mas a solução é simples também. A sopa pode servir como uma entrada num jantar.

É fácil de fazer e quebra um galho nos dias que você não tem vontade de fazer nada, principalmente agora com esse friozinho chegando.

E o casamento abóbora + gengibre é antigo e duradouro. Perfeitos um para o outro. 

O gengibre dispensa apresentações. Termogênico, acelera o nosso metabolismo, dando aquela aquecida no corpo. Além disso é rico na substância gingerol, que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, 

Coloquei cenoura porque tinha sobrando aqui em casa e mal não faz, muito pelo contrário. Fonte de nutrientes, só deixou a sopa ainda mais saborosa e saudável.

Por fim, dei um toque especial com cúrcuma em pó. Substância muito especial, também chamada de açafrão da terra (primo do gengibre), é considerada um superalimento pelos seus fortes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Ou seja, dá um belo UP na imunidade, ajudando a prevenir doenças, principalmente aquele resfriado que insiste em aparecer no inverno. Importante ressaltar que a curcumina, substância presente na cúrcuma, é mais intensamente absorvida quando associada com pimenta preta, por isso também é importante colocarmos ela na receita. 

Então, resumindo, essa sopa é a união do útil ao agradável. Cai como uma luva, porque além de ser saborosa, aquece e protege nosso corpinho.

WINTER IS COMING, afinal. #entendedoresentenderão

 

Vamos a receita:

 

 

SOPA ANTIOXIDANTE DE ABÓBORA, CENOURA, GENGIBRE E CÚRCUMA

 

INGREDIENTES:

  • 720ml de água filtrada

  • 400g de abóbora cabotiá

  • 100g de cenoura

  • 10g de azeite de oliva (+ para decorar)

  • 1 cebola

  • 2 dentes de alho

  • 1 c. de sopa de cúrcuma em pó

  • 1 c. de chá de pimenta preta (+ para decorar)

  • 1 c. sopa de sal

  • 30g de salsinha

 

PREPARAÇÃO:

 

Pique a cebola e o alho grosseiramente, assim como a cenoura, a abóbora e o gengibre. 

Refogue a cebola e o gengibre em uma panela (relativamente grande) com o azeite de oliva. Acrescente o alho, assim que a cebola ficar transparente, e refogue por mais um minuto.

Em seguida, coloque na panela a abóbora, a cenoura, a água, a pimenta preta e o sal, e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.

Após, despeje a mistura em um liquidificador com a cúrcuma em pó e a salsinha, acertando o sal, se necessário (aconselho esperar amornar antes de colocar no liquidificador).

Liquidifique, com cuidado, até ficar uma mistura lisa e homogênea. 

Volte a mistura para a panela e aqueça novamente. 

Depois é só se servir.

Para fazer um firula na decoração, coloquei um molhinho de castanhas (castanha de caju deixada de molho + água + alho + sal no liquidificador) para dar um contraste, mas é totalmente opcional. Finalizei com salsinha picada. 

 

 

 

 

Bom apetite!

Com amor, 

Luísa. 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload