top of page

Pizza Margherita do Joey - Friends




JOEY DOESN'T SHARE FOOD! Isso nós sabemos. Porém eu, boazinha que sou, não só divido, como também compartilho uma receita maravilhousa de pizza, isenta de glúten e cheia de fibras e nutrientes. Essa, mesmo o Joey, fastfoodlover, e Monica, chef renomada, ia aprovar, jurinho!

Friends dispensa comentários, né? Apenas a melhor série de comédia de todos os tempos e maior passatempo nas horas vagas ou quando não está se sentindo legal. Pelo menos para mim, a sitcom dá praticamente uma injeção de alegria na alma, porque não importa a situação em que você esteja, Joey, Rachel, Chandler, Monica, Phoebe e Ross sempre will be there for you!



Ai como amo esses seis!



Confesso que as possibilidades de preparações relacionadas com Friends eram muitas! Tem desde a maravilhosa cheesecake que inesperadamente apareceu na porta da apartamento 20, de Monica e Chandler...




Até o Sanduíche do Ross (MYYYYYYY SANDWICH?) - eu choro de rir nesse episódio! - que é comido pelo seu chefe..




Sem contar as incontáveis receitas da Monica, desde os biscoitos que ela fez para vizinhança, aos quitutes delirantes de Thanksgiving.



Porém, tinha que escolher um só. Como não tinha feito pizza ainda no blog e PIZZA é sinônimo de JOEY na minha vida, não tinha como não fazer ela aqui neste post.

A relação do Joey com a comida muito me relembra a minha, seja pela família italiana, seja por não dividir comida (comida é coisa séria BRASEEEL!). Muito menos desperdiçar! Deixar comida no prato, JAMÉ! E quem não se jogaria na frente do melhor sanduíche do mundo para salvá-lo de um tiro/escapamento de carro, não é mesmo? #identificações

Vamos a receita:




PIZZA MARGHERITA (SEM GLÚTEN E VEGANO):


INGREDIENTES:

Massa

1 xícara de purê de batata doce

2 c. de sopa de azeite

1 xícara de farinha de grão de bico

1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno

1 c. de sopa de psyllium

1/4 xícara de fécula de batata

1/4 xícara de polvilho azedo

1 c. chá de sal

1 c. de sopa de fermento biológico

1 c. de sopa de açúcar de coco

4 c. de sopa de água em temperatura ambiente


Recheio


Molho de tomate:

1 lata de tomates orgânicos (ou 4 tomates picados)

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 maço de manjericão (reservar uma parte para colocar depois)


Queijo de castanhas:

1 xícara de castanhas de caju de molho por pelo menos 8 horas.

1/4 xícara de nutritional yeast (opcional) - se não tiver colocar cebola e alho desidratados

1 dente de alho ou alho em pó

Suco de 1 limão

2 c. de sopa de azeite

Sal e pimenta à gosto


PREPARAÇÃO:

Massa:

Aqueça levemente a água (apenas morninha) em um copo coloque o açúcar de coco e o fermento biológico para ativá-lo. Deixe em lugar quente e aguarde 5 minutos, até começar a crescer, criando uma "espuminha".

Enquanto isso, misture o purê, o psyllium e o azeite, acrescentando, quando pronto, o fermento ativado, homogeneizando todos os ingredientes. Em seguida, adicione as farinhas, as féculas e o sal e misture com uma espátula (ou as mãos) até que a massa se torne moldável, desgrudando dos dedos. Caso não dê o ponto nessas quantidades, vá adicionando mais um pouquinho de cada farinha até chegar lá, porque a quantidade pode variar dependendo da umidade do seu purê.

Reserve a massa em local mais protegido e aquecido, como microondas ou forno desligado, para que ela fermente por aproximadamente 30 minutos.

Passado esse tempo, abra a massa em superfície lisa, entre plásticos filmes. Coloque na forma levemente untada com azeite de oliva e leve para pré-assar por 20 minutos em forno pré-aquecido a 200°C.




Recheio:

Molho de tomate

Refogue a cebola, o alho e o louro em uma panela com azeite. Em seguida, adicione a lata de tomates pelados orgânicos e refogue mais um pouco. Adicione os temperos à gosto, como sal, pimenta (eu coloquei um pouco de manjericão e orégano também). Bata a mistura no liquidificador e volte ao fogo para reduzir um pouco mais, por cerca de 5 minutos.

Se você não for tão preguiçosa(o) como eu, você pode picar uns 4 tomates com pele e misturar, invés de colocar o molho de tomate. Os passos seguintes são os mesmos.


Queijo de castanhas:

Deixe as castanhas de caju de molho por pelo menos 8 horas. Escorra e processe no liquidificador com o nutritional yeast, o azeite, o sal, a pimenta, o limão e o alho em pó ou in natura.

Você pode substituir o queijo de castanhas por mussarela de búfala ou queijo mussarela tradicional, caso não seja intolerante à lactose ou


MONTAGEM:

Retire a pizza pré-assada do forno e recheie, passando primeiro o molho de tomate e depois o queijo de castanhas. Retorne ao forno, somente para aquecer o recheio,

Finalize com folhas de manjericão e azeite de oliva.







Curtiram?

Com amor,

Luísa.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page