top of page

Bolo de chocolate sem glúten e sem leite - Matilda

Matilda é um dos filmes que mais lembra a minha infância. Junto com todos os clássicos da Disney, Operação Cupido e Jumanji, esse filme esta, com certeza, no TOP FIVE dos mais assistidos por esta pessoa quem vos escreve.


Eu ficava h-i-p-n-o-t-i-z-a-d-a pela história que, para quem não sabe - VULGO OS NOVINHO TUDO - narra a vida da Matilda, uma menina de 6 anos, superdotada, geniazinha mesmo, que adora ler e adquirir conhecimento. Porém, infelizmente, ela cresceu numa família que não a dava muita bola, para dizer o mínimo. Não ligavam para os talentos da menina, tampouco das necessidades básicas, a ponto de sequer lembrar de matricular ela numa escola (esse descaso era de cortar o coração, gente) :(


No decorrer de vários eventos ruins que acontecem com ela, Matilda descobre que possui superpoderes mágicos, que a torna capaz de realizar coisas somente com o poder da mente. E dai o filme desenrola, com várias cenas memoráveis, principalmente quando a protagonista finalmente começa a frequentar uma escola extremamente rígida, onde conhece a cruel e autoritária diretora "Trunchbull" e a doce professora "Honey".


E o bolo de chocolate faz parte de uma das cenas mais épicas do filme, e que marcaram a infância de muita gente. É praticamente impossível esquecer de Bruce Campônio, aluno que é acusado pela diretora Trunchbull, de roubar o bolo de chocolate dela. Furiosa, ela pede para cozinheira fazer um bolo de 50 cm de diâmetro e 4 camadas, para que Bruce coma INTEIRO na frente de 250 alunos do colégio, incluindo, claro, Matilda. Dando o SPOILER (vale, depois de 22 anos que o filme foi lançado?), Bruce, após muito esforço e torcida da platéia, consegue comer o bolo todo, com direito a comemoração de todos que estavam lá (e um final não muito feliz.....).





Inspirada na cena e no apelo afetivo do filme, a receita de hoje é esse bolo, que ficou fofinho, macio e muito chocolatudo, para você querer comer inteiro, que nem o Bruce.

BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LEITE

INGREDIENTES:

Bolo:

  • 3 ovos

  • 1/2 xíc. de açúcar demerara

  • 1/3 xíc. de óleo de coco derretido (pode substituir por ghee)

  • 1 xíc. de farinha de amêndoas (pode ser de outra oleaginosa)

  • 3/4 xíc. de farinha de quinoa (pode trocar por farinha de amaranto/arroz)

  • 1/3 xíc. de fécula de batata

  • 1/4 xíc. de cacau em pó

  • 1 xíc. de leite vegetal (usei de coco)

  • 1 c. de chá de extrato de baunilha

  • 1 c. de chá de extrato de café (opcional)

  • 1 c. de sopa de fermento químico

Cobertura:

  • 1/2 xíc. de chocolate 70% cacau

  • 1/2 xíc. de leite vegetal (usei de coco)

PREPARAÇÃO:

Untar uma forma de bolo, com furo no meio, com óleo de coco e cacau.

Ligar o forno em 180 graus Celsius.

Bater os ovos numa batedeira, em velocidade alta, até começar a espumar. Nesse momento, acrescentar o açúcar e bater por uns 10 min (até triplicar de volume e ficar um creme branco). Enquanto isso, em um outro bowl, penere todos os ingredientes secos, menos o fermento químico, e misture bem.

Quando os ovos com açúcar atingirem o ponto, em velocidade média, e adicione o óleo de coco derretido e os extratos de baunilha e de café (o café potencializa o sabor do cacau, mas é totalmente opcional). Em seguida, com a batedeira ligada, ainda em velocidade média para baixa, acrescente uma parte dos secos, alternando com uma parte do leite vegetal, até que ambos acabem (finalize sempre pelos secos). Bata até que a massa fique homogênea, sempre limpando os lados do bowl com uma espátula, já que acumulam farinha. Por fim, acrescente o fermento químico e mexa mais uma vez, só para incorporar.

Despeje a massa na forma untada e coloque no forno por aproximadamente 25 min, ou até você espetar um palito e ele sair limpo (ou quando a casa toda cheirar a bolo! haha)

Para cobertura, não tem segredo. É só derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas (em potência baixa, verificando de 30 em 30 segundos). Depois, acrescentar o leite (que não deve estar gelado!) na mistura até incorporar tudo.

Com amor,

Luísa.

555 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page