Granola integral caseira de chocolate amargo e flor de sal

October 16, 2017

 

 

Como assim ainda não tinha receita de granola no blog? AFES,  que gafe, amigos. 

 

Granola é aquela coisa que é sempre bom ter em casa, uma porque é super fácil de fazer e dura um bom tempo. Outra porque dá todo aquele toque especial numa comidinha que seria muitas vezes sem graça, só dando aquela salpicada por cima. Comer um mingauzinho, pudim de chia, fruta fresca ou um bowl com ela faz TODA diferença. Amo aquele toque CROCANTE, com a mistura de sabores que explode na sua boca!

 

E gente, granola é tão, mas tão, fácil de fazer! Vale muito a pena tentar preparar a sua, porque além de ficar deliciosa, na grande maioria das vezes é MUITO-DEVERAS-ABSURDAMENTE mais saudável que a industrializada, cheia de açúcar e milho transgênico. E a melhor parte é que a combinação de sabores pode variar muito! Vai da sua criatividade.

 

Eu fiz essa exatamente pro meu gosto, com os meus sabores preferidos: CHOCOLATE AMARGO e FLOR DE SAL

 

Eu sou TARADA por coisa agridoce. Acho que porque tenho um paladar mais para o salgado, amo mais ainda as receitas quando tem um quê de sal. E acho que nesse caso, o sal ressalta toda a profundidade de sabor do cacau do chocolate, deixando o gosto mais intenso e complexo. Enfim, vai do paladar de cada. Mas já aviso que todo mundo que provou AMOU exatamente como está na receita. Dá uma chance e depois me avisa! Se não gosta do gosto salgado, só tirar a flor de sal :)

 

Segue a receita:

 

 

GRANOLA CASEIRA DE CHOCOLATE AMARGO E FLOR DE SAL

 

 

 

INGREDIENTES:

  • 1 xíc. de flocos de aveia médios (sem glúten)

  • 1 1/2 xíc. de oleaginosas (pode ser o que você preferir, eu usei amêndoas, nozes e castanha de caju)

  • 1/4 de xic do resíduo do leite coco (seco)

  • 2 c. de chá de chia

  • 3 c. de sopa de açúcar de coco (pode ser mascavo também)

  • 1 c. de sopa de flor de sal (pode ser sal marinho moído também)

  • 1/3 xíc de cacau em pó

  • 1/4 xíc de óleo de coco derretido

  • 1/4 de xíc de melado também (mel eu não recomendo porque não é bom aquecê-lo).

  • 1/2 xíc de chocolate 70% picado (opcional)

 

 

 

PREPARAÇÃO:

Pré-aqueça o forno a 170 graus Celsius. 

Em um processador, coloque a aveia, as oleaginosas, o resíduo do leite de coco, a chia, o açúcar de coco e o cacau em pó e pulse algumas vezes (não é para triturar, apenas para quebrar em pedaços menores. Derreta o óleo de coco em fogo baixo numa panela ou no microondas e adicione o melado. Em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou tapete de silicone, despeje o mix de aveia, oleaginosas, coco, chia, açúcar e cacau e adicione o óleo de coco derretido com o melado. Complete, acrescentando a flor de sal e misture tudo muito bem com uma espátula, tomando cuidado para os cereais/grãos/sementes serem cobertos com o óleo de coco. 

Asse a mistura no forno pré-aquecido a 170 C por cerca de 15/20 min, ficando de olho para não queimar, porque o tempo pode variar muito de acordo com o tipo de forno. 

Retire do forno e deixe esfriar completamente. Depois adicione o chocolate picado e misture tudo bem. 

Armazene em um pote hermético e guarde, ou em temperatura ambiente (durará algumas semanas) ou no freezer (dura mais de 1 mês). 

 

 

 

 

Facílimo, né? E fica tãoooo bom!

Experimentem!

 

Com amor, 

Luísa. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload