Crumble de maçã

October 24, 2017

Crumble de maçã, mais conhecida como torta de preguiçoso. Fácil, gostosa e muito prática. 

Se você gostou da torta de maçã que eu postei aqui, mas não está a fim de se empenhar muito na cozinha, o crumble é a sua receita. 

 

 

 

 bombany de receitas com essa fruta, primeiro porque ela é maravilhosa, né? Quem não ama maçã? Ainda mais assadinha e com canela? NHAMIS. Segundo, porque ainda é a estação dela. E terceiro, porque ando fazendo algumas receitas veganas e uso como ingrediente de liga purê de maçã,  já que ele também tem essa função - mencionei nesse post -, então, aproveitando o carregamento de purê que tenho aqui, já utilizo em outras preparações também. 

 

E se você não sabe o que é crumble, calma, que já te explico.

É aquela sobremesa que tem como base alguma fruta assada - fica ótimo com vários tipos: banana, morangos, blueberry, pera, etc - e por cima uma farofinha, que quando vai ao forno, fica crocante, contrastando com a umidade e maciez da fruta. É perfeito para comer quentinha, logo depois que sai do forno. Dá aquele aconchego na alma, sabe?

 

 

 

Sinceramente, dá para fazer mil combinações com esse tipo de receita. Tanto para a cobertura de farofa, quanto para o recheio de fruta. Porém, me controlei (MUITO) na gourmetização e tentei deixar o mais simples possível, para que fosse bem acessível/prático e ao mesmo tempo delicioso!

 

Fiz no fim de semana e foi uma delícia como sobremesa para acompanhar o café da tarde, sem culpa. Fica ótimo num jantar também, você já deixa tudo preparado e só tem que colocar no forno minutos antes de servir. O resultado é tão legal que o pessoal vai ficar pensando que você gastou horas na cozinha. Dá para fazer numa travessa maior ou em ramequins, de maneira individual. Vai da sua preferência. 

 

Minha versão não é vegana, mas é adaptável para, só ver as sugestões de substituições nos ingredientes. De resto, nem preciso dizer que é sem glúten e lactose, né?

Funcional, nutritiva, e deliciosamente rica em sabores. 

Espero que gostem. Segue a receita:

 

CRUMBLE DE MAÇÃ SAUDÁVEL:

 

 

 

INGREDIENTES:

 

Recheio:

1 xíc de purê de maçã (falei como se faz aqui) - pode substituir por mais 2 maçãs frescas descascadas e picadas

3 maçãs descascadas e picadas

suco de 1 limão

raspas de 1 limão

1/8 c. de chá de noz moscada

1/2 c. de chá de canela em pó 

1/3 xíc de xylitol ( pode substituir por açúcar de coco ou mascavo)

3 c. de sopa de farinha de aveia sem glúten

 

Farofa:

1 xíc de aveia em flocos médios sem glúten

1/2 xíc de farinha de aveia sem glúten

1/3 xíc de manteiga ghee derretida (pode substituir por óleo de coco)

1/3 xíc de açúcar de coco (pode substituir por mascavo)

Raspas de 1 limão

1/4 c. de chá de sal marinho triturado

Amêndoas picadas (opcional)

 

PREPARO:

 

Recheio:

Para fazer o purê, é só colocar 3 maçãs cortadas em 4 pedaços em uma forma no forno por 15 min à 180ºC. Depois é só colocar num liquidificador/processador e bater para formar um purê. Caso não queira fazer isso, você pode acrescentar mais duas maçãs frescas picadas, mas provavelmente mudará a mas textura que não ficará tão úmida. Nada que comprometa o gosto.

Feito isso, só acrescentar todos os demais ingredientes em um bowl e misturar bem.

Colocar o recheio em uma travessa (que possa ir ao forno) ou formas individuais e levar ao forno por 15 min, a 170ºC.  Retirar e acrescentar a mistura da farofa por cima e voltar ao forno por mais 10 min. Se tiver a opção grill no forno, ligar e "gratinar" por mais 5 min. 

 

Cobertura:

Misturar bem todos os ingredientes secos em um bowl. Depois acrescentar a ghee derretida (ou óleo de coco) e mesclar aos ingredientes secos. Deve ficar com o aspecto de areia molhada.

Quando o recheio sair do forno, acrescentar a farofa e colocar para assar novamente, conforme instruções acima.

 

 

 

 

 

 

 

Com amor,

Luísa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
Recent Posts
Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon