• Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Energy Balls (docinhos de chocolate)

November 9, 2017

 

 

Quando pensei em preparar essa receita, a primeira ideia era fazer uma preparação prática para levar para o trabalho, principalmente naquele horário ingrato das 15-16h, que dá uma vontade LOUCA de comer algo. Quem trabalha em escritório sabe, se não rola aquele planejamento, o resultado é 90% das vezes um empanado sem vergonha da vendinha da esquina. 

 

QUEM NUNCA, NÉ NÃO?

 

Enfim, como as vezes bate um #preguis de cozinhar (sim, acontece aqui também!) pensei nessas bolinhas que para fazer só precisa processar tudo e.. hm.. é... só isso mesmo, ela é tipos a preparação SEM DESCULPAS REAL OFICIAL para você fazer e evitar de comer algo nada nutritivo na rua. Só precisa de 10 minutos do seu dia.

EU AGARANTCHIU!

 

 

 

Eis que depois de prontos, eles ficaram TÃO lindinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                    IT'S SO FLUFFY!!!!!!!

 

Que me ocorreu... Eles se encaixaram perfeitamente no conceito de docinho de festa saudável! É só colocar numa forminha e partir para a celebração, né non?

 

Óbvio que o gosto não é de brigadeiro ou trufa tradicional, até por isso evitei de dar um nome assim para elas. Nesse ponto, vou até abrir um parênteses (imaginário) aqui:

 

Como já falei outras vezes, denominar algumas comidas populares para pratos reinventados, principalmente na culinária saudável e funcional, cria uma expectativa ERRADA a quem consome. 

 

A preparação pode ser deliciosa, mas não quer dizer que vai ter o resultado final IGUAL do tradicional em questão de sabor. É até meio óbvio, mas as vezes é necessário destacar que tâmaras + cacau, nunca vai dar gosto de leite + quilos de açúcar refinado. Por isso muita gente que ouve esses nomes e experimenta as coisas, acaba se decepcionando, pois já tem alguma coisa a que comparar e que, bem, não tem comparação

 

De todo modo, é um processo de aprendizado. Descobrir novos sabores e aprimorar o paladar não é algo que acontece do dia para noite. Fazendo trocas inteligentes, aos poucos, você vai se acostumando com as verdadeiras sensações que o alimento dá, que vão muito além de apenas sabor, mas de humor, disposição, saciedade e bem-estar, de modo geral.

 

Voltando ao texto inicial, acrescento que a receita é 100% VEGANA, já que sei que tem MUITA gente que acompanha por aqui que não consome nada de origem animal ou tem restrição à derivado do leite e/ou ovo. 

 

Beeeem nutritiva (confere os benefícios nutricionais no final!), cheia de fibras e gorduras boas e muito docinha, especial para as formigas de plantão! Provem e depois me digam se não amaram!

 

Outra coisa que também ficaria legal é acrescentar Whey Protein na mistura, para torná-las mais proteicas. Principalmente se for fazer para o lanchinho da tarde. Mas é totalmente opcional!

 

Fim das divagações. Vamos à receita!

 

 

DOCINHOS DE CHOCOLATE COM TÂMARAS E NOZES (ENERGY BALLS)

 

 

INGREDIENTES:

 

  • 18 tâmaras sem caroço (melhor se for tipo medjool)

  • 1/4 xíc de semente de abóbora

  • 1/2 xíc. de nozes 

  • 2 c. de sopa de cacau 

  • 1 c. de chá de óleo de coco líquido 

  • 1/8 c. de chá de sal

  • 1 c. de sopa de cacau nibs (opcional).

 

MODO DE PREPARO:

 

Deixar as tâmaras de molho em água quente por 10 min (opcional). 

Escorrer e processá-las com os demais ingredientes em um processador de alimentos e bater até formar uma massa homogênea e firme. Aos poucos, vá enrolando os pedaços da massa em bolinhas de tamanho parecido. Caso ainda esteja grudando um pouco nas mãos na hora de enrolar, umedeça as mãos com água que fica mais fácil. 

E tá pronto.

 

 

 

RENDIMENTO:

 

Essa receita dá o dobro do que está nas fotos, cerca de umas 16 bolinhas de tamanho médio para pequeno.

 

 

Para DECORAR e deixar com mais cara de docinho de festa, são muitas as possibilidades! Na foto eu fiz de três tipos e um sem cobertura nenhuma, o que também não tem problema. 

 

Algumas IDEIAS são:

  • Cacau em pó (vai lembrar bastante trufas de chocolate!)

  • Mix de nozes e semente de abóbora triturado (já que eles também estão no ˜recheio˜.

  • Coco natural ralado fino (porque faz um contraste LINDO com o marrom do cacau e não destoa no sabor)

 

VALIDADE:

 

Essas bolinhas, como não levam nada que seja altamente perecível, aguentam bastante tempo na geladeira. Eu diria que, pelo menos, uma semana. Não testei congelar (porque comi tudo antes! hahah), mas acredito que dê certo também. 

 

 

 

BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS:

 

Sendo uma receita riquíssima em tâmaras, as bolinhas contém muitas fibras que retardam a absorção dos açúcares contidos na própria fruta e promovem regularidade intestinal. Além disso, as tâmaras são ricas em potássio, manganês, magnésio, selênio e o zinco, nutrientes essenciais para o organismo. Não bastasse tudo isso, as tâmaras são ótimas para a imunidade, principalmente para gripes, aliviar tosses e dor de garganta.

 

A semente de abóbora também é rica em fibras e gorduras saudáveis, auxiliando na saúde do coração, assim como as nozes. Essa oleaginosa ainda são ótimas para a pele, por ser rica vitamina E, substância antioxidante.

 

O cacau dispensa maiores esclarecimentos, né? Riquíssimo em antioxidantes, é ótimo para a imunidade, desacelera o envelhecimento e é melhora a recuperação muscular (oi, pós-treino!), além de proteger o nosso coração. 

 

#energyballsforlife

 

Com amor,

Luísa. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload