top of page

Lugares saudáveis para comer em Floripa - Parte II

Continuando a série de posts sobre lugares onde comer bem e de forma saudável, principalmente para quem tem restrições alimentares, em Florianópolis, - você pode conferir a Parte I aqui - segue outros 5 restaurantes na cidade:


1. BRIS take away saudável



Mais um opção de comida funcional, isenta de glúten e de leite, no Centro da cidade.

O BRIS investe num conceito de alimentação nutritiva, sem açúcar refinado e utilizando o máximo de produtos orgânicos. O mais legal e diferenciado de lá é que eles oferecem várias opções de lanches, que na grande maioria das vezes as pessoas encaram como "gordinhos", - como bolos, cheesecakes, hamburguer, coxinha e mousses -, mas que na verdade são feitos de ingredientes saudáveis e liberados para quem apresenta alguma restrição alimentar.


Como o nome já diz, a ideia é que você passe lá para levar algo - já que tem muitas opções disponíveis nos expositores refrigerados para você apenas pegar e pagar -, mas tem também um espaço pequeno para você sentar e comer no local mesmo.


O ambiente é uma graça, com tons em amarelo, muita madeira e parede de tijolinho a vista. Menção honrosa para o teto, com luminárias de lâmpada pendente, samambaias e caixotes, que dão todo um charme e criam uma atmosfera muito legal. Eles são Petfriendly e também trabalham com Delivery na região do Centro.


Cardápio: Eles sempre contam com opção de saladas, sanduíches, sucos e sobremesas. As refeições variam. As vezes há opção de hamburguer, risotos, espaguetes, quiches, entre outros. A melhor forma é checar no instagram deles qual a opção do dia. Tem muitos lanches legais também, como mencionei, tipo fatias de bolo, coxinha e cheesecake. O mousse de chocolate deles é sensacional.

Culinária: Carnívora, vegetariana e vegana. Só opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço e lanches (rápidos).

Preço: $-$$

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 11h às 19h30.

Instagram: @bris_saudavel



2. Veritá - saudável de verdade



Outro local no Centro de Florianópolis que oferece opções sem glúten, sem lactose e nutritivas. Assim como a Origem e o Bris, a Veritá apresenta uma cozinha totalmente isenta de contaminação de glúten, já que não há nenhum produto que o tenha na sua composição. Eles tem uma filosofia bem legal também de isenção completa de uso de conservantes, corantes, adoçantes artificiais nas receitas, a utilização de ingredientes preferencialmente orgânicos e de fornecedores locais, e armazenamento em embalagens atóxicas e mais sustentáveis.

O lugar é pequenininho, mas tem um balcão para sentar. Funciona melhor para um lanche rápido ou para levar mesmo. Eles tem opção de Delivery no site deles também.


Cardápio: O carro-chefe é o próprio veritá, que lembra um "empanado", mas a massa é super saudável, feita com base em aipim orgânico, biomassa de banana verde orgânica, batata-doce e linhaça dourada orgânicas. Os recheios variam, tendo opção com carne, vegetariana, vegana e doce. É bem gostoso e levinho. Você pode comer lá ou para levar, além de ter eles congelados para consumir durante a semana. Além dos veritás, tem outras opções saudáveis como quibe, bolos, brownies e petit gateau, alguns na versão low carb.

Culinária: Carnívora, vegetariana e vegana. Só opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Lanches (rápidos).

Preço: $

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h. E sábado, das 10h às 13h.

Instagram: @veritasaudaveldeverdade



3. Heart to Go


Uma fofura no meio de Coqueiros, o Heart é um alívio para os moradores do continente que estavam muito carentes de opções saudáveis do lado de lá. Contando apenas com preparações sem glúten e lactose, é recheado de opções de lanches gostosos para acompanhar o café, como bolos de pote e cheesecakes. Além disso, contam com saladas, sanduíches, sucos e alguns pratos quentes, ótimos par o almoço.

Pequenininho, mas muito bem decorado (parece ter saído do Pinterest!), o local busca atender ao público que quer um almoço ou lanche rápido para levar ou comer no local.

Além de saladas, conta também com opções de marmitas veganas incríveis e mega saudáveis, numa parceria com a Equillibre do Bem. Vale a pena conferir.

E eles trabalham com Delivery também, sendo os pedidos feitos via Whatsapp.


Cardápio: Principalmente composto por saladas, sanduíches/wraps e marmitas veganas. Além disso, são servidos sucos, kombucha, café, e algumas sobremesas.

Culinária: Carnívora, vegetariana e vegana. Somente opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço e lanche (rápidos)

Preço: $

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h.

Instagram: @heart2go_



4. Saladices



Uma das redes de salada que mais deram certo aqui em Floripa, já tem três unidades espalhadas pela cidade. Em Floripa, encontra-se no Centro e no Shopping Beiramar, e em São José, no Shopping Itaguaçu.

Trabalham com a ideia de "monte sua salada", onde você pode escolher quais ingredientes colocar, com muitas opções de legumes, verduras e folhas orgânicas, além de proteínas, animal e vegetal (como tofu). Acho que é um diferencial o fato de ter opções diferentes de acompanhamentos, como cogumelos, tomate confit e cebola caramelizada.

E eles já tem algumas saladas prontas para levar também e um cardápio com sugestões de salada para você pedir, se não quiser montar uma do zero.


Outra coisa bem legal é que eles tem molhos e acompanhamentos de salada bem variados e saudáveis (de verdade!), utilizando ingredientes bem bacanas como, por exemplo, pesto com biomassa de banana verde, granola funcional e húmus com laranja.


Além das saladas, eles também oferecem outras coisas prontas para levar tais como sucos, sushi integral, salada de frutas, iogurte com granola funcional, bolo de pote sem glúten, e pratos quentes.


O único que conta com conta com espaço próprio para sentar com balcões e mesas compartilhadas é a unidade do Centro. Os demais, você senta na praça de alimentação. É um ambiente bom para um almoço ou jantar mais rápido ou para pegar algum lanche para levar. Eles também contam com opção de Delivery.


Cardápio: Principalmente composto por saladas. Além disso, são servidos sucos, sushi, algumas sobremesas e pratos quentes, como risoto de palmito, estrogonofe funcional, frango ao curry e canja low carb.

Culinária: Carnívora, vegetariana e vegana. Há opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço, lanche e jantar (rápidos)

Preço: $

Horário de funcionamento:

- Tenente Silveira: Segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

- Beiramar: Segunda a sábado, das 10h às 22h. E domingo, das 11h às 22h.

- Itaguaçu: Segunda a sábado, das 10h às 22h. E domingo, das 11h às 21h.

Instagram: @saladices



5. Fresh Bowl



O restaurante também tem o mesmo conceito que o Saladices, com a ideia de montar a sua salada. Fica localizado na Beiramar, bem próximo ao Shopping Beiramar (eles também tem uma Unidade em Balneário Camboriú).

O ambiente é mais propício para um almoço ou janta menos corrido, por ter uma estrutura maior e mais confortável que o anterior. Por outro lado, os ingredientes das saladas não são orgânicos e nem todos os molhos de salada são 100% saudáveis, tem que ficar de olho!

Apesar desses poréns, o Fresh Bowl é uma boa opção, desde que se saiba escolher bem.

Além disso, tem a vantagem de ter boa localização e ambiente (com vista para o mar), e horários de funcionamento mais alargados.

Eles tem outras opções de lanches e pratos quentes, assim como sucos e café.

Também trabalham com Delivery.


Cardápio: Principalmente composto por saladas. Além disso, são servidos sucos, tapiocas, açaí, omeletes e pratos quentes, como grelhados e risoto de cogumelos.

Culinária: Carnívora, vegetariana e vegana. Há opções sem glúten e sem lactose.

Ideal para: Almoço, lanche e jantar.

Preço: $

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h as 23h30min.

Instagram: @freshbowlsalads

E depois de ter falado sobre restaurantes em Floripa no Instagram, muita gente veio me falar de outros lugares que eu não conhecia e que já entraram na listinha para uma visita e vão estrelar no post III da série de onde comer bem e saudável em Florianópolis. Aguardem!

E se vocês tiverem mais sugestões de restaurantes, não deixem de comentar abaixo.



334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page