Cheesecake de Baunilha, Matcha & Hortelã

February 16, 2018


Essa receita nasceu do meu trabalho de conclusão de Curso no Plant Lab Culinary, voltado para o uso de Superfoods (que aqui são considerados os alimentos funcionais).

 

Eles são assim chamados pela sua grande densidade nutricional, que é superior a encontrada na maioria dos alimentos. O tipo de micronutrientes encontrados varia muito dependendo da Superfood, mas independente de qual, todas são extremamente benéficas para o organismo.  

 

Precisávamos fazer e fotografar no mínimo duas preparações (uma entrada / prato principal / sobremesa) utilizando nossos conhecimentos adquiridos no Curso. Além disso, obviamente os pratos teriam que conversar entre si, por isso era importante que a refeição tivesse algum "tema". 

 

Eu acabei decidindo por algo que eu vivenciava e gostaria de comer no momento - um almoço de verão detox - algo leve, saboroso, colorido e lotado de ingredientes que auxiliassem na desintoxicação do organismo. 

 

O prato principal mostrei no instagram, que acabei acompanhando de uma salada (que devo mostrar mais para frente). De sobremesa, nada mais justo que Cheesecake, que particularmente, é um dos meus doces favoritos. 

 

A superfood escolhida foi o Matcha, que é um tipo de chá verde em pó, feito a partir de uma folha de alta qualidade conhecida como tencha. As folhas de tencha são protegidas do sol para produzir um tom vibrante de verde devido à maior quantidade de clorofila.

 

Portanto, as folhas do Matcha são cuidadosamente colhidas à mão e brevemente vaporizadas para proteger as folhas da oxidação e por isso são tão especiais e ricas em nutrientes, principalmente compostos antioxidantes

 

Beber matcha tea tem sido uma tradição consagrada no Japão há mais de 900 anos. Monges budistas valorizam o matcha como um elixir de saúde e o consomem antes da meditação. 

 

E nesse prato ele faz toda a diferença. 

 

Para dar o toque extra fresh, homenageei a erva que eu e Renata Hermes falamos essa semana, a queridinha hortelã! Casou superbem com o matcha, tanto no quesito sabor quanto na cor! 

 

Por fim, finalizei com goji berries, que também é um superalimento, por ser riquíssima em antioxidantes também. Mas nada impede de decorar com morangos, outra fruta ou mesmo só folhas de hortelã.

 

Chessecake vegana, sem glúten e com muuuuito nutrientes.

 

Ficou maravilhoso! Provem e me digam depois.

 

 

 

Cheesecake Raw Vanilla & Matcha
 

 


CROSTA:

  • 1/2 xícara de amêndoas cruas

  • 1/2 xícara de tâmaras

  • 1/4 xícara de flocos de quinoa

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • Pitada de sal marinho


RECHEIO - BAUNILHA & MATCHA

  •  2 xícaras de castanha de caju crua, demolhadas e drenadas

  •  3 colheres de sopa de maple syrup (pode substituir por melado ou néctar de coco)

  • 1/4 xícara de óleo de coco extra virgem, derretido

  • 1 xícara de água

  • 1/4 xícara de suco de limão fresco

  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha (recheio de baunilha)

  • 1 colher de sopa de pó matcha (recheio de Matcha)

  • Aproximadamente 15 folhas de hortelã (recheio de Matcha)

  • Pitada de sal marinho

 
DECORAÇÃO:

  • Goji berries

  • Hortelã fresca

 

 

 

MODO DE PREPARO:

 

Comece deixando as castanhas de molho. Em seguida, prepare a crosta.
Em um processador de alimentos, bata as tâmaras, as amêndoas, os flocos de quinoa, o óleo de coco e o sal marinho. Processe até ficar firme quando você for pressionar entre dois dedos. 

Preencha uma forma redonda grande (ou várias pequenas), de fundo removível, 
pressionando a crosta uniformemente no fundo. Leve para geladeira.  

 

Para fazer o recheio, adicione as castanhas, o óleo de coco, o maple syrup, o suco de limão, a água e a baunilha no liquidificador e misture bem (até ficar completamente liso).

Separe a metade do recheio, depositando em cima da crosta que está na forma e leve para o congelador por meia hora. 

 

Com o resto que ficou no liquidificador, acrescente o matcha e as folhas de hortelã e bata novamente até ficar liso.

 

Em seguida, com o recheio de baunilha mais firme, despeje o recheio de matcha por cima, e deixe congelar por 4 horas ou durante a noite.


Para servir, enfeite com goji e folhas de hortelã. 

Antes de servir, deixe a cheesecake descongelar por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload