• Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Alimentos que animam o astral

October 8, 2018

 

Que os alimentos são ótimo aliados para nossa saúde você já deve estar mei careca de saber. 

Isso porque seus compostos nutritivos são capazes de proporcionar bem-estar, tornando algumas experiências menos chatas ou outras mais felizes ainda. 

 

Essa é uma das coisas que mais me inspira na Gastronomia Funcional.

 

Tem coisa mais prazeirosa que comer uma comida saborosa, visualmente bonita, e saber que ela nos faz bem? Eu AMO comer. E comer sem culpa, sem sofrer nenhum efeito ruim depois, é algo que torna esse momento ainda mais especial. 

 

TODOS os alimentos tem seus benefícios, é claro. Mas selecionei aqui aqueles tem esse poder extra especial de deixar o nosso dia mais alegrinho, mais feliz, por determinados nutrientes que eles carregam. Coincidentemente, também são maravilhosos aos olhos. Só de vê-los dá vontade de devorar.

 

Nesse ponto a natureza não tem erro. É só ouvir a voz interior que já sabemos o que nos faz bem. 

 

Chocolate 70% / Cacau

Uma das fontes mais poderosas de flavonóides e antioxidantes na natureza, como a feniletilamina - o "produto químico do amor", a ananamida - a substância do "prazer" - e o triptofano, um aminoácido essencial, que é precursor de serotonina, um anti-depressivo natural. Ainda, é rico em magnésio, mineral superimportante no equilíbrio da química do cérebro. 

 

Abacate / Avocado

Rico em gorduras boas, é relevante pois ajuda a manter o equilíbrio dos hormônios. Ele abastece o cérebro de nutrientes necessários para o bom funcionamento da química cerebral, que consequentemente proporciona bem-estar.  

 

 Uma das primeiras receitas do blog foi esse mousse de abacate com cacau e café.

 

Ovos 

Rico em gorduras boas, como ômega 3, e vitamina B, são seus melhores amigos quando o assunto é aumento de energia e de bem-estar. O importante é sempre procurar adquirir ovos orgânicos ou, ao menos, caipiras, para ter assegurado que todos esses benefícios vão estar presentes no alimento, sem contar que são ecologicamente mais sustentáveis. 

 

Morangos

São fontes de vitamina C e A, e também de magnésio, que como mencionei no Cacau, é ótimo para o nosso cérebro, principal órgão quando o assunto é felicidade e bem estar. 

 

Surra de morangos na receita desse bolo.
 

Chucrute

Outro fermentado, como o Kefir, além de proporcionar bactérias benéficas, contém colina, substância importante para transmissão apropriada dos impulsos nervosos do cérebro, o que consequentemente regula o nosso humor e eleva nossa energia. 

 

Kefir de Leite

Probiótico, fonte de cálcio - mais disponível do que no leite regular e no iogurte - que é outro mineral super necessário para diminuir o stress, prevenindo sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, por ser fermentado, torna mais disponíveis as vitaminas A, C, K, e do complexo B de outros alimentos, nutrientes importantes para manutenção do bem-estar. 

 

 

Cogumelo Shiitake

Cheio de vitamina B6, é fantástico para melhorar o bom humor, pois ajuda a manter a saúde do sistema nervoso. Inclusive é um super aliado nos sintomas de TPM. 

 

Essa receita do meu feed de Estrogonofe de cogumelos é maravilhosa!

 

Gergelim

Contem o aminoácido tirosina, que aumenta os níveis de dopamina no cérebro, neurotransmissor que é diretamente responsável pelo nosso humor, atenção e aprendizagem.

 

Aspargos

Prebiótico, serve como alimento para as bactérias boas do intestino. Além disso, é rico em fibras e é fonte de triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina, outro neurotransmissor,  que ajuda a regular sono, humor, apetite.

 

 Tem receita de Cuscuz fake de painço com vários legumes, inclusive aspargos, no feed. 

 

Couve 

Anti-inflamatória, a couve também é rica em magnésio, mineral fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, incluindo os mencionados acima. Com a deficiência de magnésio falta energia e bom humor. 

 

Espero que gostem (e fiquem animados!)

 

Um beijo, 

 

Luísa.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload