top of page

Pumpkin Pie (Torta de Abóbora)




Apesar de ser uma torta típica americana, abóbora + torta é uma combinação que, convenhamos, vai bem em qualquer País e em qualquer época do ano. Substituindo a abóbora deles pela nossa - cabotiá - a preparação ficou perfeita, quiçá melhor que a original (sim, tô ousada!).


Pensei nela porque é uma sobremesa tradicional de Halloween, e eu sempre tive curiosidade de reproduzi-la em terras tupiniquins, na minha versão saudável, para ver se essa torta era tudo isso mesmo. E olha, fui convencida!


Por curiosidade, fui pesquisar sobre a origem das abóboras no Halloween e descobri - thanks, google! - que veio de um costume dos irlandeses que imigraram para os Estados Unidos. Na Irlanda, eles tinham o costume de acender velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. Quando chegaram à América, incorporaram o folclore ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos, que acontece no final do verão), dando origem ao Halloween. Porém, substituíram os nabos pelas abóboras, porque notaram que existiam muito mais delas pelo País.


Bom, de assustadora essa torta só tem a cara, porque é encantadora para todos os sentidos. Sem glúten, sem leite e com baixo teor de carboidratos, fica linda, saudável e MUITO deliciosa. Foi feita numa versão SEM NADA DE AÇÚCAR, tendo como base o Sweet Lift da Essential Nutrition. Se você não quiser usar ele especificamente, pode trocar na mesma quantidade por Xilitol ou até mesmo Açúcar demerara, caso não tiver nenhuma restrição.


Na base, eu utilizei também a Farinha de Sorgo, que é uma planta similar ao milho, um alimento base da alimentação na Índia e África. Rico em antioxidantes e fibras, é ótimo para quem tem diabetes, porque o amido (que se converte em açúcar) demora mais tempo para ser absorvido no organismo. Tem um sabor neutro, puxado para doce, e é ótimo para dar estrutura, mas sem pesar tanto na massa.


Caso você não encontre, pode substituir por Farinha arroz, de aveia ou de painço, mas dai já não é considerada uma preparação com baixa porcentagem de carboidratos, o que acontece na original.


Por fim, outra coisa legal de ressaltar é que o toque final da receita - que dá aquela cara real oficial de pumpkin pie - é o mix de especiarias que vai no recheio. Inclusive, nos EUA, é vendido esse tempero já com esse nome PUMPKIN SPICE, de tão típico que é seu uso em receitas com abóbora.


Ele é formado de uma mistura de canela, noz moscada, cravo da índia, gengibre e pimenta jamaica. Não é muito fácil encontrar ele pronto pelo Brasil, então eu sugiro que você mesmo faça o seu mix, na proporção das especiarias que mais gosta. Mas não deixe de colocar, faz toda a diferença, sem contar que os compostos desses ingredientes ajudam a baixar ainda mais o índice glicêmico da preparação, deixando-a ainda mais saudável :)


Ufa, deu de escrever, né? Vamos para a receita!


PUMPKIN PIE (TORTA DE ABÓBORA)

INGREDIENTES


MASSA

  • 80g de farinha de amêndoas

  • 100g de farinha de sorgo (pode substituir por farinha de arroz, de aveia ou de painço)

  • 100g de fécula de batata

  • 25g de Sweet Lift da Essential Nutrition (pode substituir por Xylitol ou Açúcar demerara pulverizado)

  • 2 ovos

  • 60g de manteiga ghee derretida

  • 1/4 c de chá de sal marinho moído


RECHEIO

  • 400g de purê de abóbora cabotiá (instruções abaixo)

  • 1 c de chá de pumpkin spice (mix de canela, noz moscada, cravo da índia, gengibre e pimenta jamaica)

  • 50g de Sweet Lift da Essential Nutrition (pode substituir por Xylitol ou Açúcar demerara

  • 2 ovos

  • 180ml de leite vegetal

  • 1/2 c de chá de sal marinho moído


COBERTURA

  • 50g de chocolate derretido

  • 2 claras de ovos

  • 150g de açúcar

  • 50ml de água

  • pitada de sal

  • canela em pó à gosto




MODO DE PREPARO



MASSA

Pulverize o adoçante ou o açúcar demerara. Misture todos os ingredientes secos em um bowl e acrescente os ovos, levemente mexidos, a eles. Por fim, coloque a manteiga derretida e incorpore tudo até ficar uma massa única que desgruda dos dedos. Leve para gelar por pelo menos 20 min.

Abra a massa com a ajuda de um rolo - lembre de abrir sobre um tapete de silicone ou entre filme plástico, para evitar que grude na bancada - e coloque no fundo de uma forma de torta (a minha tinha 24 cm), nivelando todo o fundo e laterais. Caso a massa quebrar, é só juntar novamente com os dedos, cobrindo o que estiver faltando.

Pré aqueça o forno a 200 C. Fure o fundo da massa com um garfo e cubra a base e as laterais com papel manteiga, colocando algo pesado por cima (como feijão ou arroz). Ensinei como se faz AQUI.

Leve para pré-assar por apenas 10 min. Retire do forno e deixe a massa esfriar (sem o papel manteiga) antes de adicionar o recheio.

Coloque o recheio e leve para assar novamente por cerca de 30 min ou até o recheio estar firme.



RECHEIO

Para fazer o purê, pegue cerca de 850g de abóbora cabotiá e corte em fatias grossas. Leve-as ao forno já pré-aquecido a 200 C, com as fatias enroladas em papel manteiga, e deixe por cerca de 30min ou até a abóbora estar bem macia. É importante fazer a abóbora no forno para que não fique muito úmida quando cozida e concentre mais sabor.

Depois de pronta, retire a casca e leve tudo para um processador - ou utilize um garfo para amassar - e bata bem até que forme um purê liso.

Transfira para um bowl. Em uma batedeira ou utilizando um fouet, bata os ovos por cerca de 2 minutos com o adoçante ou açúcar, até que espume bem. Adicione o leite, as especiarias, e o sal ao purê de abóbora e por último incorpore os ovos batidos.

Despeje o recheio na massa já pré-assada e leve ao forno seguindo as instruções acima.



COBERTURA

Comece a bater as claras em uma batedeira.

Enquanto isso, misture em uma panela pequena, o açúcar e água até começar a caramelizar levemente. Quando as claras já estiverem espumando, acrescente, em fio, o caramelo, sem parar de bater. As claras vão aumentar de tamanho e vão ficar mais firmes. Reserve.

Derreta o chocolate no banho-maria ou no forno de microondas em potência baixa. Utilizando um cone de papel manteiga (já ensinei como se faz nos Destaques "Dicas" do meu instagram), coloque o chocolate derretido e sobre a torta, já fria, faça as linhas que simbolizam o desenho da abóbora.

Coloque o merengue num saco de confeitar e utilizando o bico de sua preferência - eu utilizei o pitanga - faça o desenho dos olhos, nariz e boca da abóbora e finalize com a decoração nas bordas da torta. Por fim, polvilhe a canela em pó sobre o merengue.


Vale lembrar que a decoração fica a cargo da sua criatividade. Eu tive vontade de fazer assim, mas você pode fazer outro desenho ou seguir outra inspiração.

Espero que gostem,

HAPPY HALLOWEEN!

Com amor,

Luísa.

635 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page