
É no mínimo irônico dizer que uma "cheese"cake é vegana, eu sei. Mas a ideia é quase essa, vai. Nem sempre gosto de fazer substituições e usar o nome tradicional das preparações, porque já cria uma expectativa errada em cima do que a pessoa irá provar. Não adianta chamar uma mistura de chocolate com biomassa de banana verde de brigadeiro, porque por mais delicioso que seja (e é, acreditem!), nunca, JAMAIS, terá um gosto de brigadeiro. Essa cheesecake tem o mesmo princípio, mas não consigo chamá-la de outro nome.. Se alguém tiver alguma sugestão, estou aceitando.
De qualquer modo, o importante é lembrar que ela fica muito deliciosa (mas não igual a original!). O creme de castanhas misturado com limão até que lembra bem o gostinho de cream cheese e a geleia de morangos dá o toque ácido final.
A receita é fácil de fazer, porque nem forno precisa. Só vai ser necessário um liquidificador/processador, uma forma e paciência para não comer tudo de uma vez. :)
Segue a receita:
CHEESECAKE VEGANA DE FRUTAS VERMELHAS:
INGREDIENTES:
Base:
1/2 xic. de castanha do pará (pode ser qualquer oleaginosa)
1/3 de xic. de aveia
2 c. de sopa de óleo de coco extra-virgem
5 tâmaras sem caroço
Uma pitada de sal
Recheio:
1 xic. de castanha de caju crua
1/4 xic. de água (se precisar)
1/4 xic. de óleo de coco extra-virgem
1/2 xic. de néctar de coco (ou mel - não será mais vegana - ou agave), se preferir pode adoçar mais
suco de 1 limão
1 c. sopa de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Cobertura:
1 caixinha de morangos orgânicos (250g)
2 c. sopa de água
1/4 xic. de semente de chia
1 c. de chá de goma xantana
1 c. de sopa de açúcar de coco (opcional)

PREPARAÇÃO:
Base:
1. Coloque as tâmaras em bowl com água quente e deixe por 5 minutos para elas amolecerem (se não for do tipo Medjool).
2. Derreta levemente o óleo de coco (caso já não esteja em estado líquido).
3. Processe todos os ingredientes em um processador de alimentos até que você consiga manusear a massa (caso fique muito seco, coloque um pouco mais de óleo, se ficar mole de mais, acrescente um pouco mais de aveia).
4. Deposite a massa em uma forma média, preenchendo todo o fundo de maneira uniforme (não é necessário colocar nas laterais). Reserve no freezer enquanto você faz o recheio.
Recheio:
1. Coloque a castanha de caju em um bowl com água e gotas de vinagre, e deixe de molho por pelo menos 6 horas.
2. Derreta o óleo de coco para que fique num estado liquido.
3. Escorra as castanhas que ficaram de molho e as coloque em um liquidificador com todos os demais ingredientes, menos a água.
4. Liquidifique até que fique homogêneo (a castanha se dissolve) - mexendo com uma espátula para desgrudar das laterais. Se achar muito difícil de misturar tudo, acrescente a água aos poucos, apenas para auxiliar na mistura. A textura é de um creme liso e mais firme.
5. Deposite a mistura do recheio na forma com base no fundo que estava no freezer.
6. Volte a preparação para o freezer por pelo menos 6 horas.
Cobertura:
1. Pique grosseiramente os morangos (retirando a parte do cabinho), reservando alguns para decoração.
2. Coloque os morangos com a água, a chia e o açúcar de coco (se quiser mais doce) em uma panela em fogo baixo.
3. Deixe a mistura aquecer por apenas 10 minutos.
4. Como a geleia não estará tão firme, pois ficará pouco tempo no fogo (com intuito de preservar os nutrientes do morango), acrescente a goma xantana e misture para espessar a preparação.
5. Caso goste da geleia mais uniforme, processe tudo rapidamente em um mixer. Se gostar com pedaços de fruta, já está pronta, apenas reserve na geladeira para esfriar.
Montagem:
Na hora de servir, retire a forma com a base e a cobertura do freezer e desenforme. Cubra com a geleia de morango e decore com morangos inteiros (eu acrescentei mirtilos também, aqui vai da sua criatividade). Lembre de manter a cheesecake refrigerada!



Com amor,
Luísa.