Lanchinho da tarde é um problema, né? Não sei vocês, mas eu consigo me alimentar bem no almoço e no jantar, mas à tarde.. a tarde que rola a perdição. O que comer naquele horário ingrato das 15/16h da tarde quando bate uma fome louca?
Pior ainda quando se tem um paladar salgado. São muito escassas as opções de preparações salgadas que sejam práticas e ao mesmo tempo saudáveis. E ai, sabecomoé, quando você vê já está com aquele empanado nada bacana nas mãos :(
Então, ciente disso, comecei a quebrar a cabeça pensando em receitas fáceis e ao mesmo tempo práticas para carregar para o trabalho (caso você trabalhe fora), porque era uma necessidade minha.
Assim nasceu essa receita, que fiz muitas e muitas vezes. Quebra um galho enorme nas minhas tardes esfomeadas. Quebra um galho MAIOR AINDA no quesito preguiça de cozinhar (quem nunca), porque você pode fazer num dia que estiver disposto/com tempo e congelar por até 30 dias, para ir consumindo no decorrer do mês. É só colocar no microondas para descongelar.
Não é MARA? Obrigada Sr. Clarence Birdseye (inventor do freezer), seremos eternamente gratos.
MUFFIN SALGADO PROTEICO DE LEGUMES:
INGREDIENTES:
3 ovos
1/2 xícara de farinha de grão de bico
1 c. de sopa de azeite de oliva
1 c. de sopa de farinha de linhaça
1 c. de sopa de nutricional yeast (opcional)
1 c. de sopa de orégano
1 cebola
1/2 cenoura
1/2 alho poró
1 c. de chá de sal
1 c. de chá de pimenta preta
1 c. de chá de fermento químico
1 c. de chá de vinagre de maçã
gergelim para decorar
PREPARAÇÃO:
Aqueça o forno a 180°C.
Pique a cebola, o alho poró e a cenoura em pedaços pequenos e reserve.
Bata os três ovos em um bowl, utilizando um fouet, até que fiquem aerados (com algumas bolhinhas na superfície).
Acrescente o azeite de oliva e mexa novamente.
Depois, coloque as farinhas, o nutricional yeast, o sal e os temperos e misture até incorporar totalmente na massa (ficará mais consistente e menos líquida).
Em seguida, acrescente os legumes picados e mexa novamente.
Por fim, coloque o fermento químico e incorpore e, por último, misture o vinagre de maçã.
Depois, é só depositar a massa em forminhas untadas com azeite - as minhas eram de silicone, então não untei - enchendo 2/3 do seu tamanho. Finalizei com sementes de gergelim por cima (pode ser pepitas de girassol, de abóbora, nozes picadas, o que preferir).
Coloque no forno já pré-aquecido.
Ficará pronto em 15 minutos ou até que cresçam e fiquem mais "corados" na superfície, depende do seu forno.
Depois é só desenformar. Se quiser, você pode congelar por até 30 dias, desde que retire imediatamente, acondicione num pote de vidro e reserve no freezer.
Você também pode variar nos legumes do recheio ou acrescentar frango desfiado ou carne moída :)
Um dos benefícios do bolinho é que, por ser rico em proteínas e fibras boas, além de possuir carboidratos complexos nos ingredientes, fornece mais saciedade. Também não é uma preparação com alto índice glicêmico, evitando os famosos picos de glicemia no sangue.
No mais, é rico em farinha de grão de bico, leguminosa que é riquíssimo em minerais e é considerada o "grão da felicidade", pois contém muito triptofano, aminoácido essencial que produz serotonina, substância que gera a sensação de bem-estar.
Um outro alimento que possui muito triptofano é chocolate, então por ai já da pra ver que grão de bico pode salvar muita gente na TPM, né?
Sou suspeita, porque sou ALOKA do grão de bico e do abacate, enfio em tudo quando é receita. Ambos são muito versáteis.
Espero que façam e gostem!
Com amor,
Luísa.