Para quem me conhece, sabe que um dos programas que mais amo fazer é encontrar as amigas para fazer um jantarzinho em casa. A gente chama de ˜jantar˜, mas na maioria das vezes é praticamente uma noite só de petiscos. Descobrimos que, além de ser mais fácil e prático, proporciona aquilo que mais gostamos, ficar comendo ad infinitum a noite inteira!
E se for para ficar beliscando, que sejam coisas um pouco mais saudáveis, né gente?
Depois de muitos encontros, já posso dizer que temos os nossos ˜tradicionais da casa", em que estão incluídos os maravicherrysss: hommus e pasta de alho.
É amor verdadeiro, amor eterno.
De acompanhamento, vai sempre uma bolachinha de arroz (normalmente de Cammil - MELDELS, o que que tem naquela bolacha que é tão melhor que as outras?), pão sírio integral levemente torrado no forno e cenoura e pepino, estilo julliene.
Pois bem. Pensando nisso, achei por bem compartilhar algumas das nossas receitas clássicas, e outras adaptadas por mim, com um tcham mais funcional. Já serve de desculpa para encontrar os amigos, botar o papo em dia e cozinhar algo gostoso :)
HOMMUS
INGREDIENTES
1 xic. de grão de bico cozido
1/4 xic. de água quente
3 c. de sopa de azeite extra-virgem
2 dentes de alho
1 c. de sopa de tahine (opcional)
suco de 1/2 limão
1 c. de chá de páprica (defumada/doce/picante) (opcional)
sal e pimenta a gosto
PREPARAÇÃO
Caso não use o grão de bico cozido pronto, coloque o grão de bico cru de molho em um bowl com água e gotas de vinagre, por pelo menos 12 horas. Escorra e cozinhe por 20 min.
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, inclusive o grão de bico cozido. Aqui dou a dica de colocar primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos para ser mais fácil de bater.
Liquidifique bem até ficar uma pasta bem homogênea. Transfira para um pote e finalize com azeite de oliva e páprica por cima.
Se quiser variar o hommus, existem mil alternativas partindo dessa base. Você pode substituir o suco de limão por suco de laranja e acrescentar raspas. Combina muito! Ou fazer hommus de beterrada, acrescentando pedaços de beterraba cozida na mistura. Fica uma cor linda!
Enfim, use da sua criatividade. Sky's the limit, como já diria nosso amigo Notorious.
PASTA DE ALHO
INGREDIENTES
1 xic. de castanhas de caju cruas
2 xíc. de água (para a demolhagem)
1/4 de xíc. de água (para a pasta)
2 c. de sopa de azeite de oliva extra-virgem
suco de 1/2 limão
3 dentes de alho
sal e pimenta a gosto
PREPARAÇÃO
Coloque as castanha de molho em água com gotas de vinagre por pelo menos 6 horas. Escorra.
Depois é só jogar tudo no liquidificador, - lembrando de colocar os líquidos primeiros! - e misturar.
A pasta deve ficar um creme liso e mais consistente. Prove para checar o tempero. Finalize com azeite de oliva e um dentinho de alho.
PASTA DE AZEITONAS
INGREDIENTES
1 xic. de castanhas de caju cruas
2 xíc. de água (para a demolhagem)
1/4 de xíc. de água (para a pasta)
2 c. de sopa de azeite de oliva extra-virgem
suco de 1/2 limão
1 dente de alho
sal e pimenta a gosto
5 azeitonas pretas sem caroço
PREPARAÇÃO
A pasta de azeitonas tem como base a mesma receita da pasta de alho, com a alteração de 1 dente de alho e acrescentando 6 azeitonas pretas sem caroço no liquidificador. Finalize com azeite de oliva e uma azeitona.
Fica muuuuuito delicioso!
Esse post vai em homenagem as minhas amigas mais lindas, companheiras de muitas histórias e cobaias corajosas de muitos dos meus experimentos culinários. #tavamuitobomamiga
Amigas e hommus nunca são demais. Amo vocês.
Com amor,
Luísa