top of page

"Bites" de coco com chocolate



É amigos, o ato de cozinhar também é improviso. Como mostrei um pouquinho no instastories do meu instagram (segue lá - @soulbaker_), nesse final de semana quis fazer um bolinho de fubá com coco. Na hora de desenformar, a apressada aqui não esperou a massa esfriar (eita ansiedade) e o bolo não desgrudou direito da forma. Resultado: quebrou :(

Ai que ÓDIO, né? Nessas horas da vontade de sentar e chorar o óleo de coco derramado (tum tum ts)

Maaaaas, me recompus e pensei: nada se perde tudo se transforma.

Então, depois de provar o bolo e ver que, apesar de feinho, ficou gostoso e molhadinho, resolvi testar uma ideia que tinha lido em algum blog gringo.

Cortei o bolo em pedaços e pressionei a massa com as mãos, formando bolinhas (tipo como cakepop). Dispus elas em uma forma, forrada com tapetinho de silicone (poderia ser papel manteiga), e coloquei no freezer por pelo menos 1 hora.

Congeladas, enrolei as bolinhas em uma mistura de 60 g chocolate derretido 70% cacau e 30 g de óleo de coco em estado líquido. Por estarem já bem frias, quando as bolinhas entram em contato com a cobertura mencionada, esta já congelava, tornando mais fácil toda a "operação".

Para decorar, finalizei com coco ralado queimado em cima.

Por fim, voltei as bolinhas já com a cobertura para a geladeira e o resultado ficou melhor que o esperado. Lindo e gostoso! #modesta






DICAS:

  • Para enrolar é só colocar a mistura de choco com o óleo em um bowl e ir "virando" as bolinhas dentro da cobertura com um garfo. Depois, você as retira com esse garfo, tendo o cuidado de retirar o excesso de cobertura - "esfregando" o parte de baixo do garfo na beirada do bowl -, e deposita na forma.

  • Como é bom que a cobertura solidifique na hora que você enrole na bolinha, caso deixe a forma e as demais bolinhas muito tempo fora da refrigeração, elas vão voltar a temperatura ambiente. Então é bom que você faça esse processo em duas rodadas, voltando a forma para o freezer para dar uma firmada e retornando para enrolar as bolinhas restantes.

  • Caso você faça um bolo ou até mesmo torta que não deu muito certo porque acabou ficando muito seco ou queimadinho (não muito!), fica difícil de formar bolinhas. A solução é colocar a massa cozida no processador e acrescentar um pouco de líquido, - dependendo do que esteja faltando de sabor ou combine mais com a preparação -, para deixá-la saborosa e ao mesmo tempo úmida e fácil de modelar. Alguns exemplos são: água, óleo de coco, mel, néctar de coco, melado, leite vegetal.

É importante que você os deixe sempre refrigerados e só colocar em temperatura ambiente quando for consumir.

Os bites ficam ótimos como lanchinho da tarde ou sobremesa pós almoço.

Difícil é comer apenas um só, hehe.

Por razões óbvias de - não ficou perfeito - não vou passar a receita da massa de bolo que eu fiz.

Mas você pode executar essa preparação com bolos que deram errado ou até nos que deram certo, se quiser tentar algo diferente.

Espero que gostem :)

Com amor,

Luísa.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page