top of page

Muffin/bolo de laranja com cereja (sem glúten e sem leite)




SINCERÃO ALERT: Essa receita nasceu basicamente de uma união de ingredientes que eu tinha sobrando em casa e precisava dar jeito.

Como vou viajar na semana que vem e só volto daqui aproximadamente umas duas semanas, tinha que dar fim nos perecíveis de casa, porque sei que o namorado nem TOCARÁ em nada que não for o telefone para pedir delivery. #durarealidade

Sim, lá em casa sou eu e eu mesma (e Irene, brincs), pilotando os fogões, então fiz a limpa nos armários para quando voltar não rolar aquele acúmulo de resto de farinha, fruta estragada e o caos montado em casa.


Enfim, não é porque é elaborado com "resto" de ingrediente que é ruim, tá meu bem?

A combinação ficou, digamos, diferentona, porque laranja e cereja nunca tinha passado pela minha cabeça, mas vou dizer que ficou bem legal e visualmente incrível!

Para ser sincera, as cerejas em conserva só fizeram parte da receita porque tinha um pote inteiro na geladeira aberto, - já que utilizei UMA apenas para fazer cenário do 5 dollar milkshake (olha o empenho da garota!) - e não queria jogar fora, apesar de não ser o melhor dos ingredientes. Na verdade, de bom não tem nada e até onde eu sei, aquilo pode nem ser cereja, mas sim, pasmem, chuchu.

Porém, devido ao meu lema de não jogar NADA fora, - a não ser que esteja vencido, é claro - e o fato de que dinheiro ainda não está nascendo em árvore, me dei a licença poética de usar.

Fica o adendo de que ela pode ser facilmente substituída por cerejas de verdade, mirtilos, pedaços de chocolate (par perfeito chocolate e laranja) ou mesmo não ser acrescentado na receita. Fica à escolha de vocês.

Outra coisa é que, apesar de muito parecer um cupcake, não consegui nomear assim.

Para mim cupcake é um bolinho alto, muuuito macio, que é recheado posteriormente no meio. Como o meu ficou mais baixinho, sem recheio e com pedaços de fruta, achei mais adequado chamar de muffin, mas é um muffin chic, já que tem essa cobertura por cima, que dá o molhadinho perfeito para complementar a massa.


Já que estamos falando da cobertura do muffin, - totalmente vegan -, apesar de ter ficado com o gosto muito bom e ter complementado bem o bolinho, ainda precisa de ajustes em relação à textura. Não ficou 100% como eu queria, então vou fazer novos testes e quando ficar perfeito, passo a receita!


O mesmo não digo em relação à cobertura do bolo! Sim, essa mesma massa pode ser usada para fazer um bolo! Quando eu enchi a minha forma de cupcakes de massa, acabou sobrando. Por isso, com o resto fiz um bolinho na forma de bolo inglês e ficou ótimo também. A cobertura fiz diferente, inspirada nesse creme de coco da diva-mor Amábile Kolenda, que ficou MUITO boa!


Bom, chega de papo e vamos à receita:




MUFFIN DE LARANJA COM CEREJA (SEM GLÚTEN E SEM LEITE):


INGREDIENTES:


Massa:

  • 1 xíc. de farinha de arroz integral

  • 1/2 xíc. de farinha de trigo sarraceno

  • 1/2 xícara de farinha de amêndoas

  • 1/4 xícara de fécula de batata

  • 1/8 c. de chá de sal

  • 1 c. de sopa de fermento químico

  • 3/4 xícara de xylitol da Essential Nutrition (pode substituir por açúcar de coco, açúcar mascavo - vai alterar a cor - ou açúcar demerara)

  • 1 xícara de suco de laranja

  • 3 ovos

  • 1/3 xícara de manteiga ghee derretida

  • Raspas de casca de uma laranja

  • Cerejas (opcional)


Cobertura (bolo):

  • 1/4 xícara de suco de laranja

  • 1/4 xícara de manteiga de coco derretida

  • 1/4 xícara de néctar de coco (ou as substituições acima).

  • Raspas de casca de laranja e cereja (para decorar)


PREPARAÇÃO:


Massa:

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Se não for usar forminhas de cupcake, unte uma forma de cupcakes ou de bolo com ghee e farinha de arroz.

Misture todos os ingredientes secos, menos o fermento e o xylitol (ou açúcar), em um bowl.

Em outro bowl, bata os ovos com um fouet e quando começar a criar bolhas na superfície, acrescente o xylitol e continue a bater, até ficar bem aerado. Em seguida, acrescente a manteiga ghee derretida e as raspas de laranja e misture até incorporar.

Depois, vá intercalando um pouco dos ingredientes secos com o suco de laranja, e mexendo, terminando com os secos. Por fim, acrescente o fermento químico.

Despeje a mistura na forma de cupcakes (ou nas forminhas dentro da forma) ou na forma de bolo, e acrescente as cerejas por cima da massa.

Aqui vai o pulo do gato: para evitar que ela afunde na base da massa, as "empane" na farinha de arroz. Isso serve para qualquer outro ingrediente que você quiser misturar na massa!

Coloque no forno por cerca de 25 minutos ou até ficar levemente coradinho.

Espere esfriar e desenforme.

Cubra com a cobertura e finalize com raspas e fatias de laranja (e cereja, se tiver!).




Cobertura do bolo:

Misture todos os ingredientes em um bowl pequeno.

A dica é deixar a manteiga de coco derretida para que dê certo. Normalmente ela fica bem dura em temperatura ambiente. Para mudar o estado, coloque em banho maria até derreter um 30 segundo no liquidificador em potência bem baixa. Vá mexendo até ficar cremoso.


Lembrando que a cobertura é opcional. Se fizerem os muffins podem cobrir com ela, mas também fica ótimo sem. Até porque esse muffin é uma ótima opção de lanchinho! Você pode congelar - sem a cobertura! - e ir comendo no decorrer da semana. :)







E ai, gostaram?

Se fizerem, não esqueçam de me marcar! Adoro ver a preparação de vocês!

Com amor,

Luísa.








245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page