Com a chegada do final de ano, acontecem muitas festinhas - muito mais do apenas o natal e ano novo -, tudo vira motivo para celebração, né non? Com a família, com os amigos, com o pessoal do trabalho, com gente que tu conheceu faz uma semana. Fica aquele anseio de "temos que encontrar todo mundo porque, afinal, o ano tá chegando ao fim" (nunca entendi muito bem isso, já que o marco é apenas temporal, mas quem sou para questionar!).
Então, já pensando num jeito de incluir todo mundo na melhor parte da festa, VULGO, A COMIDA NÉ MIGOS, pensei em fazer um receita que pudesse unir todas as tribos:
1. Veganos
2. Celíacos
3. Intolerantes à lactose
4. Alérgicos a proteína do leite.
5. O pessoal do Crossfit (porque, convenhamos, eles são uma seita a parte)
6. Quem ama Game of Thrones (outra tribo insuportável - estou incluída)
7. E todo mundo que ama PASTA DE AMENDOIM (AKA everybody, quem não gosta nem confio)
Piadas à parte, é verdade que a receita é bem inclusiva, e mais importante, é bem fácil de preparar, porque eu sei que ninguém tá com tempo para ficar horas na cozinha, afinal é verão (SEI LÁÁÁ) e todo mundo quer é aproveitar o tempo lá fora, o sol, a praia, a piscina, o calor, e as birita das festa tudo.
E essa torta é perdição. Para mim, um dos sabores mais imbatíveis é amendoim + chocolate. Quer ver adicionar banana? EITA TRIO TERNURA!
Modéstia a parte, ficou MUITO incrível. É cremosa e suave no recheio, crocante na crosta, casando super bem com o chocolate da cobertura, sendo a banana o toque final de sabor, realçando tanto o amendoim quanto o cacau. NHAAAAAAMIS!
Então pega na minha mão e vamos fazer essa torta saudável, que o pessoal, quando provar, além de ficar ma-ra-vi-lha-do com seus dotes culinários, não vai acreditar que não vai leite, nem ovos, nem glúten nessa belezinha.
Anotem ai:
TORTA VEGANA DE PAÇOCA, CHOCOLATE E BANANA
INGREDIENTES:
Base:
1 xic. (100 g) de aveia (sem glúten)
1 xíc., (150 g) de amendoim
4 c. de sopa de óleo de coco
2 c. de sopa de açúcar mascavo
1 c. de chá de água
Recheio
220 g de tofu orgânico
1 xíc. (220g) de pasta de amendoim natural (sem açúcar)
1/2 c. de chá de flor de sal (ou sal marinho)
1/4 de melado (orgânico, de preferência)
1/4 de leite de coco grosso (caseiro, de preferência. Ensinei AQUI)
Cobertura de chocolate:
1 1/2 xíc de chocolate 70% cacau picado (isento de leite e glúten)
1/2 de leite vegetal (usei de coco)
3 bananas cortadas em fatias finas
1/4 xíc de amendoim torrado (opcional)
PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 170º C. Unte superficialmente uma forma de torta ou de bolo com fundo removível - a minha tinha 20 cm - com óleo de coco, pincelando o fundo e as laterais.
Processe todos os ingredientes da base em um processador de alimentos até que fique uma massa mais uniforme. Ela vai ficar firme quando aperta, mas a textura é meio arenosa, lembrando bastante paçoca. Adicione a massa à forma de torta já untada e pressione-a com os dedos em todos o fundo e nas laterais, tendo o cuidado de deixá-la o mais nivelada possível.
Leve ao forno para assar por 10 min ou até dourar. Reserve na geladeira.
Novamente, no processador de alimentos, coloque a manteiga de amendoim, o tofu, o melado e a flor de sal e processe até que fique uniforme, lembrando de raspar os lados, se for necessário. Lembre de provar para ver se o sabor está da sua preferência, podendo ajustar para mais doce ou com mais manteiga de amendoim, por exemplo. Despeje sobre a crosta feita previamente, que já deve estar fria. Armazene no freezer enquanto faz a cobertura.
Para a cobertura, primeiramente, corte as bananas em rodelas finas, pincelando suco de limão nelas, para evitar que escureçam. Reserve.
Depois, aqueça o leite vegetal em fogo baixo em uma panela. Antes de levantar fervura, desligue e adicione o chocolate em gotas. Aguarde um minuto e depois misture tudo até formar um creme homogêneo. Se por acaso não derreter por inteiro, ligue o fogo baixo por mais alguns segundos, até que derreta, tomando cuidado para não ferver.
Espere esfriar um pouco e deposite sobre a camada de creme de amendoim que está na torta e espalhe formando uma camada uniforme, com ajuda de uma espátula ou colher. Tente espalhar rapidamente, caso contrário o ganache poderá congelar no meio do caminho.
Cubra com as rodelas de banana, sobrepondo-as (como mostro nas fotos) deixando espaço no meio para os pedaços de amendoim torrado (opcional) e volte para tudo para o freezer.
Deixe no congelador por pelo menos 30 min, retirando na hora de desenformar
Ah, e depois que a torta der aquela congeladinha inicial, lembre cobri-lá com um filme plástico para evitar contaminação e mantê-la mais fresca.
Para desenformar, é importante que a torta esteja BEM gelada, para a crosta não quebrar, já que é bem delicada. Antes de tudo, passe uma faca fina em volta de toda a forma para ajudar na hora de abrir o aro. Depois, com cuidado, fazendo uso de uma espátula ou faca mais comprida, passe-a rente a base da forma. Depois é só colocar no prato que for servir.
Desenformada, você pode deixar a torta na geladeira, sem problemas.
Beijos,
Luísa.