top of page

Como fazer manteiga de coco

COCO, dá para te amar mais?

Não dá para parar de elogiar esse lindo. Ele é tipo o Rodrigo Hilbert das frutas. Quando a gente acha que não dá para mais ele conseguir se superar, sai um novo estudo, uma nova receita, uma nova forma de uso desse FRUTÃO DA P****. Afe


MIL E UMA FUNCIONALIDADES rss


Falei justamente isso no meu instagram (@soulbaker_) por esses tempos, compartilhando os principais benefícios, e vi que tinha que trazer para cá essas informações também.


A título de dados, segue alguns dos méritos do coco:


  • Tem um ótimo equilíbrio entre o nível do açúcar, fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais, razão pela qual é um alimento completo, quando consumido puro.


  • É fonte de gordura saudável - denominados de triglicerídeos de cadeia média (MCT) -, que além de serem benéficos para o coração, auxiliam na controle do peso, dão saciedade e proporcionam a aceleração do metabolismo, o que resulta em mais energia (para o corpo e principalmente para o cérebro) e queima de gordura.


  • Além disso, a gordura do coco aumenta o colesterol bom (HDL), sem diminuir o colesterol ruim (LDL).


  • Rico em ácido láurico, é excelente para a imunidade, por ser um alimento antibacteriano e antimicrobiano. Além disso, em virtude de conter ácido caprílico, também é antifúngico. Ou seja, é ótimo para combater infecções.


  • O ácido láurico também é muito bom para a saúde da mulher, pois auxilia na regulação dos hormônios, inclusive o estrogênio e a progesterona, diminuindo os sintomas da TPM e da menopausa.



  • Esse mesmo ácido também é muito utilizado na higiene bucal por algumas culturas, na forma de óleo de coco. Por ter ação antibacteriana, previne doenças nos dentes e gengivas, atuando como antisséptico bucal. Ainda, ele clareia os dentes e ajuda a reduzir o mau hálito.


  • Por ter muitos compostos antioxidantes, ele não é só usado na alimentação, como também em outras áreas do corpo, como no cabelo, nas unhas e na pele. Ele hidrata e ajuda a retardar o envelhecimento precoce, vez que combate aos radicais livres e o estresse oxidativo.


UFA. Tá bom pra vocês?

E se ter todos esses benefícios já era bom. Melhor ainda é saber que praticamente todas as partes do coco podem ser aproveitadas, principalmente na culinária. As formas são variadas. De cabeça, só por cima, já vem: leite de coco, água de coco, óleo de coco, gordura de coco, coco ralado, farinha de coco, açúcar de coco, néctar de coco, "shoyu" de coco e também a manteiga de coco, a estrela do nosso post!


Para fazer a manteiga de coco, é super mega simples, já que só precisa de UM ingrediente. O que pega mais é o equipamento que você vai usar para fazer. É bom que seja um liquidificador mais potente. Se não for, não tem problema, mas vai ter que ter uma dose a mais de paciência para ficar desligando, raspando os lados, e ligando, até que uma hora vai. #força #foco #fé


Vamos a receita:

MANTEIGA DE COCO:

INGREDIENTES:

  • 250g de coco ralado/em fitas seco*

PREPARAÇÃO:

Coloque o coco ralado seco no liquidificador e liquidifique até que ele comece a soltar os óleos naturais da própria fruta e forme uma pasta. O processo exige, como disse acima, um pouco de paciência, porque inicialmente parece que não vai acontecer nada, mas continue que uma hora a mágica acontece. Lembrar de sempre ir desligando e raspando as laterais, para jogar o coco para o meio da lâmina, e ligando de novo, para acelerar o processo. Aconteça o que acontecer, NÃO COLOQUE ÁGUA, vai desandar tudo! Confia.




Para quem tem um liquidificador potente, esse processo até virar pasta pode demorar alguns segundos, para os mais fraquinhos, pode demorar alguns minutos. Independente do tempo, o resultado vale muito a pena, seja pela gosto - que é FANTÁSTICO! - seja pelo custo-benefício. considerando o preço do industrializado ($$$$).





Depois de pronto, você pode guardar num potinho esterilizado e deixar em temperatura ambiente ou na geladeira, mas dessa forma ele ficará bem duro.


Falando em textura, dependendo da temperatura da sua cidade, é normal que armazenado no ambiente a manteiga solidifique (aqui no Sul é bem comum). Mas sem problemas, não está estragado, nem nada. É só esquentar um pouquinho para atingir a textura pastosa novamente.


Eu faço ou em banho-maria, ou no microondas, com frequência baixa, mexendo de 30 em 30 segundos (como para derreter chocolate). É importante que você misture bem, para que o óleo se misture com as partes mais sólidas da manteiga, formando aquela pasta linda!


*NOTAS: O coco utilizado tem que ser o coco SECO que vende em pacotes de supermercado ou em loja de produtos naturais. Não pode ser na versão "desengordurada", porque é exatamente essa a gordura que precisamos para formar a manteiga.

Além disso, tem que comprar o sem açúcar, e se possível, orgânico. Portanto, não é para usar a carne do coco que usamos para fazer o leite de coco, porque ela está úmida, e como sabemos, gordura não mistura com água, prejudicando o resultado.


** Não testei ainda, mas vou fazer um experimento e comprar o coco seco inteiro, abrir e ralar no processador. Depois colocar na desidratadora e ver se dá certo para fazer manteiga de coco. Acredito que sim, porque em temperatura baixa a umidade do coco irá evaporar, sobrando somente o coco ralado seco que vemos para vender. Quem tem desidratadora pode ter o seu coco seco ralado caseiro por esse método dai.

FORMAS DE USO:

A manteiga de coco é bem versátil e dá uma textura bem legal para muitas receitas. Eu já usei para fazer a cobertura dessa receita de bolo de laranja e na barrinha de matcha. Mas fica ótima também como acompanhamento de mingaus, de muffins, de bebidas (tem quem use para fazer o café bulletproof!) e para cobrir até os sorvetes naturais, porque ele endurece e cria uma crostinha deliciosa!


Com amor,

Luísa.

250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page