top of page

Cheesecake de Baunilha, Matcha & Hortelã


Essa receita nasceu do meu trabalho de conclusão de Curso no Plant Lab Culinary, voltado para o uso de Superfoods (que aqui são considerados os alimentos funcionais).


Eles são assim chamados pela sua grande densidade nutricional, que é superior a encontrada na maioria dos alimentos. O tipo de micronutrientes encontrados varia muito dependendo da Superfood, mas independente de qual, todas são extremamente benéficas para o organismo.


Precisávamos fazer e fotografar no mínimo duas preparações (uma entrada / prato principal / sobremesa) utilizando nossos conhecimentos adquiridos no Curso. Além disso, obviamente os pratos teriam que conversar entre si, por isso era importante que a refeição tivesse algum "tema".


Eu acabei decidindo por algo que eu vivenciava e gostaria de comer no momento - um almoço de verão detox - algo leve, saboroso, colorido e lotado de ingredientes que auxiliassem na desintoxicação do organismo.

O prato principal mostrei no instagram, que acabei acompanhando de uma salada (que devo mostrar mais para frente). De sobremesa, nada mais justo que Cheesecake, que particularmente, é um dos meus doces favoritos.


A superfood escolhida foi o Matcha, que é um tipo de chá verde em pó, feito a partir de uma folha de alta qualidade conhecida como tencha. As folhas de tencha são protegidas do sol para produzir um tom vibrante de verde devido à maior quantidade de clorofila.


Portanto, as folhas do Matcha são cuidadosamente colhidas à mão e brevemente vaporizadas para proteger as folhas da oxidação e por isso são tão especiais e ricas em nutrientes, principalmente compostos antioxidantes.


Beber matcha tea tem sido uma tradição consagrada no Japão há mais de 900 anos. Monges budistas valorizam o matcha como um elixir de saúde e o consomem antes da meditação.


E nesse prato ele faz toda a diferença.


Para dar o toque extra fresh, homenageei a erva que eu e Renata Hermes falamos essa semana, a queridinha hortelã! Casou superbem com o matcha, tanto no quesito sabor quanto na cor!


Por fim, finalizei com goji berries, que também é um superalimento, por ser riquíssima em antioxidantes também. Mas nada impede de decorar com morangos, outra fruta ou mesmo só folhas de hortelã.


Chessecake vegana, sem glúten e com muuuuito nutrientes.


Ficou maravilhoso! Provem e me digam depois.


Cheesecake Raw Vanilla & Matcha

CROSTA:

  • 1/2 xícara de amêndoas cruas

  • 1/2 xícara de tâmaras

  • 1/4 xícara de flocos de quinoa

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • Pitada de sal marinho

RECHEIO - BAUNILHA & MATCHA

  • 2 xícaras de castanha de caju crua, demolhadas e drenadas

  • 3 colheres de sopa de maple syrup (pode substituir por melado ou néctar de coco)

  • 1/4 xícara de óleo de coco extra virgem, derretido

  • 1 xícara de água

  • 1/4 xícara de suco de limão fresco

  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha (recheio de baunilha)

  • 1 colher de sopa de pó matcha (recheio de Matcha)

  • Aproximadamente 15 folhas de hortelã (recheio de Matcha)

  • Pitada de sal marinho

DECORAÇÃO:

  • Goji berries

  • Hortelã fresca

MODO DE PREPARO:

Comece deixando as castanhas de molho. Em seguida, prepare a crosta. Em um processador de alimentos, bata as tâmaras, as amêndoas, os flocos de quinoa, o óleo de coco e o sal marinho. Processe até ficar firme quando você for pressionar entre dois dedos. Preencha uma forma redonda grande (ou várias pequenas), de fundo removível, pressionando a crosta uniformemente no fundo. Leve para geladeira.


Para fazer o recheio, adicione as castanhas, o óleo de coco, o maple syrup, o suco de limão, a água e a baunilha no liquidificador e misture bem (até ficar completamente liso). Separe a metade do recheio, depositando em cima da crosta que está na forma e leve para o congelador por meia hora.


Com o resto que ficou no liquidificador, acrescente o matcha e as folhas de hortelã e bata novamente até ficar liso.


Em seguida, com o recheio de baunilha mais firme, despeje o recheio de matcha por cima, e deixe congelar por 4 horas ou durante a noite.

Para servir, enfeite com goji e folhas de hortelã.

Antes de servir, deixe a cheesecake descongelar por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente.

235 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page