Funcho – Vida sem excessos
Fueniculum vulgare
É a planta que auxilia a vida a fluir sem excessos.
Você tem exagerado em alguma coisa? Doces? Cigarro? Álcool? Compras? Sexo? Trabalho? Celular? Se suas respostas não foram um “não rápido”, então o funcho, provavelmente, faz sentido para você nesse momento.
É a erva que protege a pessoa de seus próprios desequilíbrios e disfunções. Todo excesso esconde uma falta e, assim, o funcho auxilia a olhar para dentro - o que eu não estou percebendo em mim? Por que estou me maltratando? Que falta esse excesso está escondendo?
Funcho auxilia a levar a vida com equilíbrio, a trazer mais liberdade para si mesmo.
O funcho é excelente para o estômago e para os intestinos, pois alivia flatulência e cólicas, além de estimular a digestão e o apetite. Possui efeito calmante sobre a bronquite e a tosse e aumenta o fluxo de leite durante a amamentação. Também é indicado para diminuir as dores das cólicas menstruais.
SALADA DE ERVA DOCE, RÚCULA, MAÇÃ E NOZES
INGREDIENTES:
1 xíc de rúcula
1 bulbo fatiado fino de erva-doce/funcho
1/2 cebola roxa fatiada fina
1 maçã fatiada
1/2 xíc de nozes grosseiramente picadas
Sal e pimenta a gosto
Molho de mostarda e mel (receita abaixo)
Folhas da erva-doce (para decorar)
MODO DE PREPARO:
Misturar todos os ingredientes da salada em um bowl. Finalize com as folhas da erva doce.
Se preferir, misture o molho junto, ou deixe separado, acrescentando só na hora de servir.
MOLHO DE MOSTARDA E MEL:
Suco de 1 limão
1 c de sopa de vinagre de maçã
2 c de sopa de mel
2 c de sopa de mostarda dijon
1/2 c de chá de alho em pó
1/4 colher de chá de sal marinho
Pimenta do reino, a gosto
1/4 xícara de azeite
PREPARO:
Processar todos os ingredientes em um mini processador, para emulsificar a gordura, formando um líquido amarelo espesso e muito saboroso.
Sendo a erva-doce a planta do excesso, nada mais justo que colocá-la em uma refeição que busque o equilíbrio: uma salada!
A delicadeza e doçura da erva doce com a maçã, contrastam com o amargor da rúcula, misturada a ardência da cebola e a crocância das nozes, trazendo um balanço perfeito entre os sabores, assim como nos nutrientes.
Para dar o sabor extra e unir todos os ingredientes - como foi mostrado aqui - uma sugestão de molho que sempre é uma boa pedida: mostarda e mel.
Uma refeição leve mas ao mesmo tempo marcante. Nos faz lembrar que nada em exagero faz bem ou é gostoso - nem mesmo rúcula, nozes, ou cebola -, mas em proporções corretas, torna aquilo que poderia ser ruim, em algo incrível e único.
Vamos buscar esse equilíbrio na vida?