top of page

Bolo de baunilha com recheio de morango




No dia 13 de maio de 2017 publiquei o primeiro post desse blog.


Hoje, um ano e alguns dias depois, fico feliz da vida em saber que tive a disciplina de manter os posts na internet, principalmente no instagram - aqui eu dou uma sumidinha de vez em quando! - e que esse hobby não foi algo momentâneo, um capricho, uma fase, mas sim uma verdadeira paixão, algo que tenho vontade de continuar fazendo pelos próximos anos.


O texto inicial vai ser curto, já que a receita é mais longa e bem confeitariany - bolo de comemoração merece, né non? - então só fica aqui o meu registro de MUITO OBRIGADO pelo carinho, incentivo e apoio daqueles que me acompanham por aqui, fazem as receitas, e, claro, comentam!


Cada mensagem faz uma diferença enorme e serve como combustível para eu continuar compartilhando o que sei e aprender aquilo que não sei ainda.


Vamos a receita? Yes yes yes.


A minha inspiração para o bolo foi uma receita mais clássica, porém diferente de qualquer outra que eu tinha já compartilhado por aqui. Acho que frutas dão um toque muito especial nos bolos e sempre que posso, gosto de incorporá-las nas receitas doces.


Além disso, apesar de não gostar muito de expressar determinado termos "nutricionais", nessa época tão cheia de modismos alimentares, essa receita de massa pode ser considerada, sim, low carb. Contém açúcar, mas leva bem menos que um bolo tradicional. Ainda, é é rica em farinhas sem glúten com baixo carboidrato, e bem proteica, pela quantidade de ovos.


Espero que gostem.


BOLO DE BAUNILHA COM RECHEIO DE MORANGO

Sem glúten, leite e açúcar refinado



MASSA DE BAUNILHA


Ingredientes:

  • 230g de farinha de amêndoas (usei da Giroil)

  • 60g de farinha de trigo sarraceno (usei da Giroil)

  • 50g de fécula de batata

  • 5 ovos

  • 100g de manteiga ghee derretida

  • 100-110ml de leite vegetal em temperatura ambiente ou morna (usei de coco)

  • 200g de açúcar demerara pulverizado

  • 2 c de chá de extrato de baunilha

  • 2 c de chá de suco de limão

  • 1 c de chá de bicarbonato de sódio

  • 1/8 c de chá de sal


MODO DE PREPARO:

Numa forma de 23cm, forre o fundo da forma com papel manteiga e unte as laterais com manteiga ghee e farinha de arroz (eu fiz em várias formas menores). Pré-aqueça o forno a 170ºC. Misture as farinhas, a fécula e o sal. Separe as gemas e as claras dos ovos. Batas as claras com metade do açúcar (100g) numa batedeira até que cresçam e a mistura se transforme em um merengue (não bata demais). Reserve em um bowl.

Em seguida, bata as gemas com o resto do açúcar (100g) até que forme um creme amarelo claro aerado com o dobro do tamanho. Depois, diminuindo a velocidade, acrescente, aos poucos, o extrato de baunilha, o suco de limão e, por último, a manteiga ghee.

Após, vá misturando uma parte dos secos na massa, alternando com o leite vegetal, terminando sempre pelos secos. Acrescente o merengue, incorporando 1/3 de maneira rápida, e os 2/3 de restantes, com bastante cuidado para não perder a aeração. Ao final, incorpore o bicarbonato de sódio.

Despeje na forma (ou nas formas) e leve para assar por cerca de 30-35min (depende do seu forno e do tamanho da sua forma). Para ter certeza que está assado, espete um palitinho no centro do bolo, ele deve sair limpo.


RECHEIO DE MORANGO


Ingredientes:

  • 2 c de sopa de ágar ágar

  • 1/4 xíc de água

  • 4 gemas

  • 80g de açúcar demerara

  • 375ml de leite de coco

  • 200g de morangos orgânicos sem as folhinhas (para o creme)

  • 3 c de sopa de framboesa em pó (opcional, para dar mais sabor e cor)

  • 200g de morangos frescos (no recheio e para decoração)

  • Folhas de manjericão (para decoração)


MODO DE PREPARO:

Em um bowl, misture as gemas e o açúcar. No liquidificador, processe o leite de coco, os morangos e a framboesa em pó.

Em uma panela, ferva a mistura de leite de coco e morangos.

Aos poucos, com uma concha, vá acrescentando o líquido quente nas gemas e misturando.

Isso serve evitar o choque térmico, que pode coagular as gemas.

Volte a mistura para a panela e deixe ferver por uns 5 min, mexendo de vez em quando.

Paralelamente, aqueça uma panela pequena, acrescentando a água e o ágar ágar. Deixe que ferva por 2 min, mexendo sempre.

Aos final, incorpore a mistura do ágar ágar no leite vegetal, reservando o líquido em um recipiente na geladeira para gelificar, por cerca de 1 hora (ou mais dependendo do recipiente).

Depois, na hora de usar, é só bater até que fique cremoso.


A MONTAGEM

A minha massa foi feita em várias formas menores de mesmo tamanho, então ela já estava em camadas na hora de montar. Porém, se fizer numa forma só, a diferença é que será necessário cortá-la no número de camadas que desejar. Acredito que a massa cresça suficiente para 3 camadas, em uma forma de 23cm.

Com as camadas já separadas e o creme batido, pique os morangos frescos restantes em pedaçoes menores, reservando alguns inteiros para decoração.

Coloque a primeira camada no prato, recheie com o creme de morango e, por cima, coloque morangos frescos picados. Em cima, acrescente mais uma camada de massa, cobrindo com o recheio de creme e os morangos, até a ultima camada. Coloque o recheio no topo do bolo e deslize-o até as laterais, com o uso de uma espátula. Passe o recheio pelas laterais, raspando o excesso com a mesma espátula, a fim de que fique coberto, mas aparecendo um pouco da massa. Um semi "naked cake".

Por fim, decore com morangos frescos e folhas de manjericão, usando sua criatividade.






Ficou tão molhadinho e saboroso!

Façam que vocês vão amar (e me marquem, que eu vou amar!)


Com amor,

Luísa.














386 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page