top of page

Frango com vinho, uva passa e mel - GOT edition



Como uma boa viciada em séries e filmes que sou, pensei: gente, porque não fazer receitas inspiradas no que assisto por ai? Para ser sincera, isso não é novidade nenhuma. Tem muitos canais no youtube e blogs que dão ideias de pratos relacionados com séries e filmes. No quesito originalidade, fica apenas a vontade de reinventar os pratos, mas do meu jeitinho, com um toque de funcionalidade, néan.

E nada melhor que começar com a série mais aclamada de todos os tempos - com estreia da temporada nova logo logo! - , não só no quesito técnico, mas, ao meu ver, no que se refere à história e à emoção de quem assiste. Simplesmente não tem nada igual. Quem não vê, não entende (e se irrita com quem ama), mas é isso ai minha gente. Faço parte dos fissurados ~que xingam muito no twitter ~ e vivem a emoção de cada episódio como se fosse REAL #canceriananémores

E já quis começar no nível hard de criatividade com o tema, porque Game of Thrones tem um cardápio digamos, no mínimo, peculiar. Vai de torta de pombo à ratazana assada, quando não rola um coração de cavalo cru no menu (coisa bem leve). Como é uma série de época, que, em tese, ocorre em uma época "medieval", mas de forma bem lúdica, tem dessas.

Como correr atrás de pombas na praça XV não estão na minha lista de coisas para se fazer nessa vida, muito menos cozinhar esses "quitutes", consegui, por fim. achar um prato meio-termo: condizente com a história, além de ser bem fácil e ainda saudável.

Frango assado ao molho de vinho, mel e passas.

Como uma parte da história se passa em lugares muito frios, o uso de carnes é muito comum, porque praticamente nada de vegetação cresce no local, a não ser essas frutas típicas de inverno.

Dá para substituir as passas por outras frutas secas, como damascos ou figos. E como era para ser mais fiel com a história, não coloquei, mas ficaria ótimo suco de laranja na marinada! Deve ficar muito gostoso também.

Dei uma facilitada e não fiz um frango inteiro, como provavelmente seria em GOT, mas apenas partes da coxa e peito.

Ressalto que se for comprar, sempre opte por um frango orgânico, não só pela sua saúde, mas pelo meio ambiente. No meu dia a dia, evito o consumo de carnes, mas quando abro exceção, sempre opto por aquilo que é mais sustentável. Na minha visão, mais vale comer menos, porém melhor (investindo um pouco mais $$$).




FRANGO ASSADO AO MOLHO DE VINHO, MEL E PASSAS


INGREDIENTES:

  • 2 bandejas de frango orgânico (sobrecoxa e coxa)

  • 1 xícara de vinho tinto (era o que eu tinha, melhor branco)

  • 2 c de sopa de vinagre de maçã

  • 3 dentes de alho picado

  • 1 c. de chá de sal

  • 1 c. de chá de pimenta preta moída

  • 1 maço de manjericão picado (reservar um pouco para o final)

  • 1 maço de tomilho picado (reservar um pouco para o final)

  • 1/2 xícara de uva passa

  • 2 cebolas cortadas em 4 pedaços

  • 1/2 xic. de mel

  • 2 c. de sopa de azeite de oliva

PREPARAÇÃO: Deixe o frango marinando por pelo menos 1 hora, misturando todos os 9 primeiros ingredientes num bowl. Após esse tempo, preaqueça o forno a 200 °C.

Despeje a marinada e o frango numa forma, adicionando a cebola cortada, espalhando pela forma. Regue o frango com o azeite de oliva. Cobrir com papel manteiga e deixar a forma no forno por 40 minutos.

Em seguida, retirar o papel manteiga, e deixar mais 15 minutos destampado no forno (se tiver a função grill, deixar ligado nos 5 minutos finais para corar a crosta do frango). Por fim, adicionar o mel por cima do frango (não é legal aquecer o mel, por isso só no final) e as ervas frescas reservadas.

Para acompanhar, fiz uma salada de repolho roxo, cebola e maçã porque achei que combinava, além de ser importante a combinação de vegetais - como o repolho - e carne (se for vegetais folhosos escuros, é ótimo também!).

E para finalizar, um tacinha de vinho, porque, afinal, essa é a bebida oficial de GOT!




Dicas legais:

Fazendo o curso do natural chef aprendi várias informações interessantes para deixar a refeição mais nutritiva e menos ˜danosa˜, usando combinações que diminuam os efeitos mais nocivos de alguns alimentos. No caso desse prato, em que há consumo de carne, é sempre interessante fazer uma marinada nela antes com especiarias, ervas e vinho, pois todos os compostos químicos benéficos bioativos das plantas e sementes são extraídos destas para a carne. Deste modo, quando a carne cozinhar, formará menos aminas - substância classificada como cancerígena. Legal, né?


Agora é só esperar pela nova temporada, porque a refeição do evento já está escolhida.

Não quero dizer nada, mas acho que essa comida teria o selo Jon Snow de aprovação!

Apesar de ele não saber de nada... #entendedoresentenderão

Protejam-se porque o dia 16 de julho se aproxima.

Winter is here.

Com amor (e muito empolgação),

Luísa.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page