top of page

Como fazer biomassa de banana verde

Falando tanto sobre gastronomia funcional, não poderia deixar de mencionar aqui uma das bases dessa linda arte de cozinhar. A biomassa de banana verde é muito utilizada no preparo de receitas saudáveis, pois a banana verde, quando cozida, se transforma em um alimento com propriedades funcionais, inclusive reconhecidas pela ANVISA, uma vez que é rico em Frutooligossacarídeos – FOS, substância prebiótica que beneficia o organismo em diversas áreas, mas principalmente na melhora da flora intestinal.


Isso ocorre porque a banana verde cozida resulta em grande quantidade de amido resistente em sua composição, sendo que estes carboidratos não digeríveis são muito similares as fibras alimentares, porque não são absorvidas no intestino delgado, sendo "digeridos" pelas bactérias benéficas, chamadas de probióticas, que colonizam nosso intestino grosso. Por isso leva o nome de alimento prébiotico.


Em virtude desse processo, as maravilhas comprovadas da biomassa em estudos são as seguintes:

  • Melhora do trânsito intestinal (equilíbrio da flora) auxiliando na redução de constipação intestinal e diarreia

  • Redução da glicemia

  • Prevenção de doenças como câncer de intestino

  • Melhora no tratamento do diabetes mellitus tipo 2

  • Diminuição do acúmulo de gordura corporal, combatendo a obesidade (proporciona mais saciedade)


Mas não só por seus benefícios que ela é tão difundida na gastronomia funcional brasileira. É utilizada principalmente por ser um alimento acessível à população geral, considerando que a banana é fruto abundante em nosso país e de baixo custo de obtenção.

Para ajudar ainda mais, a bichinha auxilia no preparo de diversos pratos, pois tem pouco sabor, podendo fazer as vezes de um espessante, para dar mais liga e textura nas receitas, - além de, claro, acrescentar compostos de alto valor nutritivo.


Como mencionei no stories do instagram (@soulbaker_ segue lá), a biomassa pode ser usada para fazer brigadeiro, ganache, recheios de bolos e tortas, em pães, biscoitos, bolos, strogonoff, ou seja, uma infinidade de coisas. É só pensar numa receita que dá-se um jeito de se enfiar biomassa nela! Até porque, em pouca quantidade, ela praticamente não altera em nada o resultado final.

E muitas pesquisas apontam, inclusive, que ela é uma boa substituta na farinha de trigo nas receitas.

É T-D-B (tudibom) essa biomassa, né?




A preparação é MEGAHIPERBLASTER simples. Tudo que você precisa é de uma panela de pressão (ou panela normal mesmo), um liquidificador e boa vontade.


BIOMASSA DE BANANA VERDE




INGREDIENTES:

- Um cacho de banana verde (pode ser qualquer tipo de banana)


PREPARAÇÃO:

Cortar as bananas do cacho, preservando as pontas (deixando elas ainda fechadinhas). Lavar bem todas as bananas em água corrente.

Colocar as bananas em uma panela de pressão com água o suficiente para cobri-las em um dedo (se não tiver panela de pressão pode colocar na normal, mas demorará bem mais).

Fechar a panela e botar em fogo médio. Quando começar a apitar, aguardar 10 minutos e desligar.

Esperar sair toda a pressão e abrir. Escorrer toda a água da panela, retirar as bananas e descascá-las ainda quentes.

- Nunca fiz na panela normal, mas acredito que deve ficar pronta em uma hora. Faça o teste, tentando abrir a banana. Se a casca abrir facilmente e a polpa sair fácil, está pronto. -

Colocar a polpa em um liquidificador (vá acrescentando um pouco de água se ficar muito difícil de bater, para não forçar o seu liquidificador). Quanto mais potente, menos água é necessário.

Liquidificar até virar um purê e está pronto! Facílimo, vai?


VALIDADE:

Para conservar, você pode deixar na geladeira por 3 dias ou no freezer em uma forma de cubo de gelo, por exemplo, por até 30 dias. Congelando em cubos, você pode ir utilizando aos poucos, quando necessitar.


Notas:

- Como mencionei no instagram, faça toda essa atividade com roupas mais velhinhas, para não correr risco de você manchar sem querer (se for estabanada como eu). Manchei uma camisa e nunca mais consegui tirar.

- Para descongelar a biomassa, você pode aquecer em banho maria com um pouquinho de água para ela voltar a forma pastosa. Se já for usar numa preparação quente, nem precisa, só jogar o cubinho na preparação. Da mesma forma se for processar em um shake, por exemplo.

- Se a casca da banana abrir durante o cozimento, não tem problema. Isso é normal de acontecer.



Espero que gostem.

Com amor,

Luísa.













Posts recentes

Ver tudo
bottom of page