• Luísa Colombi

Muffin fácil com recheio de geleia de amora



Não sei vocês, mas a correria por aqui anda GRANDE. A sensação é que com o ano acabando, queremos botar em prática tudo que ainda estava pendente e o tempo não parece só estar passando mas VO-AN-DO! Falta apenas 37 dias para o NATAL, como fazem questão de relembrar todos os prédios comerciais e supermercados LOTADOS de decoração/artigos natalinos. WE ARE NOT THERE YET, PEOPLE!


E a coisa fica ainda mais pesada, pois, para quem não sabe, além do blog, tenho um trabalho "tradicional", de oito horas, com ponto e tudo mais, então o tempo fica ainda mais apertado considerando os horários que eu tenho para testar as receitas, provar e tirar as fotos.



Para terminar o #desabafo, eu resolvi voltar para a academia, o que me faz muito bem, mas causa uma certa preocupação constante com o fator tempo.


Explico.


Quando criei o Soul Baker tomei como "filho" mesmo. E como nos primeiro meses de um recém-nascido, acabei por me dedicar 100% a esse pequeno, alimentado, colocando amor, dedicação e qualidade em cada postagem. Mas, como mãe de primeira viagem, para fazer isso acabei dando uma abdicada de mim mesma...




Precisava a voltar a cuidar de mim e fazer exercícios físicos, obviamente, é uma parte bem importante nisso. Sem contar que é, no mínimo, contraditório eu falar de saúde, bem-estar e boa alimentação, se eu mesma não estava aplicando isso na minha vida. Eu tava levando uma vida muito sedentária, coisa que há tempos não fazia.


E não se trata de corpo "sarado", mas sim de humor e disposição. Eu andava MUITO cansada, e por mais louco que pareça, nos movimentar dá mais energia do que tira.


Então, voltei! Porém, agora com o tempo ainda mais limitado.


A gente abdica de outros momentos...


Um final de semana ali, uma noite da semana lá, um feriado acolá e assim vamos levando haha


Confesso que todo esforço vale a pena quando vejo esse espaço crescendo, com feedbacks positivos e o tanto de comentário de pessoas dizendo que aprenderam algo novo comigo. <3


A dica de outro é:

O que é ESSENCIAL não pode ser deixado de lado. E o que é mais importante do que você mesmo?

Nada funciona se você não estiver disposto para correr atrás.

E prioridade é prioridade, então o resto vai ter que esperar.


Aos poucos vou equilibrando tudo e conseguindo encaixar todas as novidades dos últimos meses na minha rotina, mas por enquanto o desafio está grande, por isso talvez a frequência não seja igual a antigamente.




Focando na RECEITA de hoje, esse muffinzinho tá que tá uma fofura, LITERALMENTE falando.

Só leva UMA FARINHA (essencial) o que é quase um milagre quando se fala em bolo sem glúten e sem leite.



Como expliquei nos posts sobre farinhas de estrutura, de liga e de amidos, o glúten possui muitas funções numa receita que ele SOZINHO consegue bancar. Não é a toa que é usado há séculos como principalmente ingredientes em muitas receitas. O danado realmente facilita e muito a vida dos confeiteiros e padeiros nesse ponto.



Então, normalmente, é necessário o uso de diferentes farinhas/ingredientes, para que cada um, com as suas propriedades, complementem a receita isenta do glúten para que, por fim, deem o mesmo efeito que ele sozinho causaria.



Porém, para felicidade geral da nação (da gastronomia e dos alimentos funcionais principalmente), recebi um pacote da farinha Zaya, onde, logo na embalagem, eles anunciam que com ela é possível fazer bolos, tortas e outros quitutes, sem ter que usar outras farinhas.



A Zaya Flour é farinha de mandioca, mas com um grande diferencial dá tradicional, por conter mais fibras. Além disso, ela é feita de mandioca não transgênica, e por motivos óbvios, é isenta de glúten, de grãos, e de oleaginosas, o que também pode ser uma vantagem já que muita gente é alérgica a esses tipos de ingredientes também.



Eu nem pensei duas vezes e fui fazer o teste. Comecei no nível easy, confesso, porque não tô na vibe de desperdiçar ingrediente e não tô com muito tempo - NÓS JÁ ENTENDEMOS, LINDA - para refazer receitas, então fui no muffin mermo.



E realmente, deu muito certo! A farinha tem aparência muita similar à de trigo e quando misturada na massa, realmente dá a impressão de ser uma preparação tradicional, mas sem nada de glúten. Me surpreendi muito positivamente e já digo que ela foi a peça chave na facilidade e sucesso dessa receita.



PS. Só para explicar, acabei usando farinha de maracujá só para enriquecer mais ainda nutricionalmente a preparação, e não por ter função de textura na massa, então é totalmente opcional usá-la. Isso porque a farinha de maracujá é riquíssima em fibras, principalmente a pectina, vitamina B3 e minerais, como o ferro, fósforo e cálcio, e também excelente na promoção de saciedade e controle da glicemia. Isso tudo graças à pectina, que em contato com o nosso estômago, forma um gel não digerível, de onde se obtém todos esses benefícios.


Mas como a Zaya Flour já tem bastante benefícios, quando comparada a farinha de trigo, dá para fazer tranquilamente só com ela.


Dei opção também de COBERTURA. O muffin fica muito gostoso com ela, mas também fica bem legal sem. É só mais uma firulinha que a gente ama. Se for fazer e quiser cobrir todos os muffins, recomendo que você triplique a receita da cobertura.


Ainda, é importante dizer que, se você quiser fazer o muffin sem a geleia, dá também. Mas ela dá um molhadinho que faz toda a diferença. Nada impede também de você rechear depois de assado com outra coisa, até porque a massa é bem neutra. Como eu sempre falo, o céu é o limite na gastronomia funcional, e você sempre pode fazer adaptado para o seu gosto pessoal.



MUFFIN FÁCIL COM GELÉIA DE AMORA


INGREDIENTES:


Massa:

  • 3 ovos

  • 1/3 xic. de óleo de coco

  • 1/2 xíc de açúcar demerara

  • 1 xíc de Zaya Flour

  • 1. c de chá de farinha de maracujá (opcional)

  • 1. c de chá de fermento químico

  • hemp seeds para decorar (opcional) - pode ser aveia, oleaginosas, gergelim.

  • 100 g de geleia de amora (100% fruta)


Cobertura:

  • 2 c. de sopa de manteiga de coco (já ensinei como se faz AQUI)

  • 1 c. de sopa de geleia de amora (100% fruta)

  • 1 c. chá de óleo de coco

  • 1 c. de sopa de água


PREPARAÇÃO:


Massa:

Utilizando uma forma de cupcakes, unte-as com óleo de coco e farinha Zaya, ou forre com forminhas de cupcake, como eu fiz.


Bata os três ovos em um batedeira até dobrarem de tamanho (vão ficar aerados e com uma cor amarelo clara). Aos poucos, vá acrescentando o açúcar e bata por mais 3 minutos, em velocidade alta. Depois, enquanto a batedeira ainda está ligada, despeje delicadamente, em fio, o óleo de coco, para que emulsione na massa. Deixe batendo por mais 3 min.


Em seguida, acrescente a Zaya Flour e a farinha de maracujá (se quiser) e misture novamente na batedeira, em velocidade baixa, até incorporar tudo. Lembre de raspar as laterais do bowl, para retirar o eventual acúmulo de farinha e misturar novamente. Por fim, acrescente o fermento químico e misture brevemente, somente para homogeneizar na massa.


Utilizando uma concha ou um pegador de sorvete, separe a massa em porções iguais e as deposite na forminhas de cupcake. É importante que tenham a mesma quantidade em cada forminha para que assem ao mesmo tempo. Finalize colocando uma c. de chá de geleia de amora no centro de cada massa, ainda crua, e salpique hemp seeds por cima.


A geleia era pronta, de uma marca que vende apenas 100% a fruta, sem adição de açúcares, mas nada impede que você faça a sua geleia caseira.


Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, por cerca de 15 a 20 minutos ou até ficarem levemente corados.


Cobertura:

Misture todos os ingredientes, em um recipiente pequeno, até que forme um creme liso e homogêneo. Atenção na hora de despejar a água, pois dependendo da consistência da sua geleia, pode precisar mais ou menos de líquido. O importante é que fiquei uma mistura levemente firme.

Depois que os muffins sairem do forno, deixe que esfriem, para depois cobri-los com o creme.




Com amor,

Luísa.



145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon